Programa “Ganhando o Mundo” reúne pais, alunos e professores em roda de conversa

A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoveu o evento “Ganhando o Mundo”, que é um programa de integração entre a educação básica pública e a universidade pública, com foco na internacionalização. A programação foi realizada nos municípios de Candói, Pinhão e Guarapuava.

De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, o programa é muito importante para os estudantes e para a universidade, devido às oportunidades que ele traz. “Você tem acesso a novas culturas e a novos formatos de ensino, porque o ‘Ganhando o Mundo’ é isso. Os estudantes que pretendem participar ou já participaram deste programa, com certeza retornaram e vão retornar diferentes, com mais bagagem, porque ter acesso a uma nova cultura e a uma nova metodologia de ensino, te faz um profissional e um cidadão melhor”, pontua.

O evento reuniu estudantes do Ensino Médio que já participaram de alguma mobilidade internacional, os que vão participar e também aqueles que têm interesse, para compartilharem experiências, expectativas e dúvidas. Além disso, os pais dos alunos se fizeram presentes para que pudessem entender mais sobre o programa por meio de conversas com estudantes universitários e professores participantes da mobilidade. “É importante ter essa conversa com os pais e com os professores e ter essa aproximação do Núcleo Regional e o nosso escritório. Isso ajuda a incentivar os alunos a participarem e os estimula a ingressarem na universidade, no ensino superior público. Assim, eles descobrem que vão ter oportunidades, vão ter espaços na universidade para vivenciar essas experiências internacionais quando estiverem na academia também”, comenta o diretor de Acordos de Cooperação e Mobilidade Internacional do ERI, Adriano Machado.

Bianca Góes é estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual do Campo de Palmeirinha e morou seis meses na Austrália por meio do programa. “Essa oportunidade mostra que com o estudo a gente chega em algum lugar, chega em outro país, conhece uma nova cultura. Esse evento aqui é muito bom para reunir as experiências de uma pessoa que já foi com uma pessoa que ainda vai”, comenta Bianca. A aluna ainda pretende entrar na universidade e participar novamente da mobilidade acadêmica. “Eu já faço o PAC e quero cursar Ciências Biológicas na Unicentro. Eu vi o relato da Amanda, que faz esse curso e ficou alguns meses no Canadá estudando o assunto. Foi uma inspiração e eu quero seguir nesse mesmo caminho”, relata.

Já a estudante Thais Paduch, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, é uma das selecionadas para a próxima etapa do programa e está ansiosa para descobrir para qual país vai viajar. “Eu espero que eu tenha uma ótima família, independente do país, que eu consiga melhorar meu inglês, conhecer novas pessoas e novas culturas, e também aproveitar bem o tempo em que eu estiver lá”, compartilha.

Para os professores, o evento abre portas e traz experiências marcantes para os estudantes. “Eu acho que é de extrema importância ter essa iniciativa, visto que o público que está vindo falar sobre o programa já fez uma mobilidade, já tem uma experiência no exterior e com a língua inglesa. Então, eles têm uma gama de conhecimento legal e a universidade vai ser um aporte para que eles deem continuidade no processo que eles já iniciaram”, ressalta a responsável pelo programa “Ganhando o Mundo” no Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Cleide Virmond.

No município de Candói, são cinco alunos que já participaram da mobilidade internacional e cinco que foram selecionados para a próxima etapa e estão aguardando qual é o destino; em Pinhão, cinco alunos já foram e seis ainda vão; e em Guarapuava, são 17 intercambistas e 19 que ainda vão vivenciar essa experiência.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens