Cetras da Unicentro recebe pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Civil em Guarapuava

Na tarde desta sexta-feira (11), o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), da Unicentro, recebeu pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Civil do Paraná, em Guarapuava. Provenientes da região de Foz do Iguaçu, os psitacídeos – grupo que inclui papagaios, periquitos e araras-, foram encaminhados para tratamento e reabilitação na universidade.

O coordenador do Cetras, professor Rodrigo Martins de Souza, informou que o grupo de aves chegou ao centro no final da tarde e está sob cuidados intensivos. “Recebemos uma apreensão da Polícia Civil, o traficante estava trazendo psitacídeos da região de Foz do Iguaçu. A maioria são papagaios, aparentemente, mas há outras espécies que não podemos identificar ainda, pois são muito pequenas. Vão ficar sob cuidados intensivos aqui no Cetras”, destacou o professor.

No Cetras da Unicentro, as aves passarão por um processo rigoroso de avaliação e cuidado, que inclui triagem, tratamento veterinário e reabilitação. As condições de saúde dos animais serão monitoradas de perto pela equipe técnica, que avaliará a possibilidade de reintegração das aves à natureza após o período de recuperação.

Estrutura – O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares.

A permanência dos animais depende do tempo necessário para sua recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-lo para a natureza, são encaminhados a criadouros habilitados pelo Instituto Água e Terra (IAT), ou mantenedores individuais, igualmente habilitados.

Por Giovani Ciquelero