Unicentro capacita professoras da rede municipal de ensino de Irati sobre gestão escolar

Até o dia 10 de outubro, cerca de 175 professoras da rede municipal de ensino de Irati participam de um curso de formação em Gestão Escolar ministrado por docentes e alunas de pós-graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

A atividade é coordenada por Marisa Schneckenberg, docente do Departamento de Pedagogia do Câmpus de Irati (Deped/I) que, junto com a professora Michelle Fernandes Lima, lidera o Grupo de Pesquisa ‘Estado, Políticas e Gestão da Educação’ (GPEPGE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro (PPGE).

Como explica a professora, o curso ofertado atende a uma demanda trazida pela própria Secretaria de Educação de Irati à universidade. De acordo com lei municipal sancionada neste ano, a participação na formação em gestão escolar é requisito obrigatório para os interessados em concorrer nas eleições para a direção das unidades de ensino da cidade.

“O Departamento de Pedagogia e o Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação vem trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Irati há  pelo menos 20 anos, tanto no campo da formação para a docência quanto para a gestão escolar. Tal ação revela o compromisso da universidade pública com a formação e o diálogo constante com a escola pública de educação básica”, pontua Marisa.

O curso de Formação em Gestão Escolar é organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Estado, Políticas e Gestão da Educação’. (Foto: Coorc)

As participantes que se inscreveram no curso foram divididas em quatro turmas, que participam dos encontros na Secretaria de Educação desde o dia 30 de setembro. Entre os temas abordados nas aulas, estão temas relacionados à história da gestão educacional e escolar; as relações de poder e a gestão democrática da escola e perspectivas sobre a nova gestão pública.

“Essa parceria entre a Unicentro e a Secretaria Municipal de Educação é de extrema importância. As professoras da universidade têm bastante conteúdo que vão agregar na formação das futuras gestores, porque é fundamental trazer conteúdo científico atualizado para os docentes da rede municipal”, comenta Francieli Schleider, pedagoga da Secretaria.

Essa perspectiva é reforçada por Vanderleia Gura, coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Planalto do Futuro. “O curso contribui de uma maneira bem significativa para a nossa formação pessoal e profissional. Ele vem trazer a teoria para fazer com que a gente pense e repense, muitas vezes, a prática que nós temos enquanto gestoras municipais. E a formação da Unicentro é muito rica porque ela traz resultados de pesquisas para o aprimoramento da nossa prática”, pontua Vanderleia.

Para a coordenadora do curso, a proposta é justamente relevante por garantir essa aproximação entre educação básica e ensino superior, ao mesmo tempo que estimula o diálogo profissional e acadêmico no campo das pesquisas científicas na graduação e pós-graduação. “As escolas são espaços privilegiados para o crescimento qualificado do trabalho no ensino superior. E essa formação também facilita o acesso do curso de Pedagogia do Câmpus de Irati nas escolas municipais do município para realização de estágios supervisionados, pesquisas científicas e formação continuada.”, complementa Marisa.

Além de Marisa Schneckenberg, são responsáveis pelo planejamento, realização e avaliação da formação as professoras Marta Rosani Taraz Vaz, Graziela Ferreira de Souza, Sheila Fabiana de Quadros, Priscila Pacheco, Tania Parolin da Cruz, Caroline Biernaski e Maria Letícia Neves.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.