Unicentro marca presença no Paraná Faz Ciência

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participa, nesta semana, do Paraná Faz Ciência – considerado o maior evento científico do estado. Nesta quarta edição, realizada na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o tema abordado nas atividades é “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”.

Reitor Fábio Hernandes na cerimônia de abertura do Paraná Faz Ciência (Foto: UEM)

O encontro reúne estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e o público em geral interessado em ciência, cultura, tecnologia e sustentabilidade. No estande da Unicentro, por exemplo, os visitantes podem conferir atividades dos cursos de Letras; Arte; Engenharia Florestal; Biologia; Enfermagem; Física; Fisioterapia; Agronomia; Geografia; além do Museu de Ciências Naturais. “Estamos muito felizes por estarmos participando de mais esta edição, trazendo a nossa universidade e mostrando nossos cursos, projetos e ações”, compartilha o reitor Fábio Hernandes. “Estamos mostrando o papel da universidade pública que é o de transformar vidas, de levar educação de qualidade e, principalmente, de disseminar o conhecimento”, acrescenta.

A expectativa é de que até o final do evento, no dia 11 de outubro, mais de 35 mil pessoas participem das atividades. Na programação, as ações foram divididas em seis eixos temáticos – Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade; Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; Visitas Técnicas; Oficinas; Cultura e Arte; e Eventos Acadêmicos.

Museu de Ciências Naturais – A Unicentro também participa do 1º Encontro Paranaense de Museus Universitários e da 1ª Mostra de Museus Universitários do Paraná, com a exposição de parte do acervo do Museu de Ciências Naturais da universidade. O espaço, destaca o reitor Fábio Hernandes, tem chamado a atenção dos visitantes. “As crianças, principalmente, têm muito interesse pelas rochas, pelos insetos e pelo animais taxidermizados”, conta. “O espaço contribui para a divulgação da ciência e da nossa universidade. Esta é a universidade pública, a universidade que transforma e que leva para toda a nossa comunidade o que é, realmente, a ciência, a extensão, o ensino superior de qualidade e a inclusão junto à sociedade”, finaliza.

Paraná Faz Ciência – O Paraná Faz Ciência é um evento coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária (FA) e pela Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em colaboração com várias Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do estado.

A iniciativa está na quarta edição e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um projeto nacional que tem o objetivo de popularizar a ciência por meio de diversas atividades realizadas em todo o Brasil.

Por  Maíra Machado, com informações de PRFC e UEM

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.