Unicentro apresenta diagnóstico sobre o uso de tecnologias avançadas no 36º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário

Unicentro apresenta diagnóstico sobre o uso de tecnologias avançadas no 36º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário

Nos dias 24 e 25 de setembro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participou do 36º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, realizado na cidade de Pilar, Paraguai. Durante o evento, a universidade apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa sobre o Diagnóstico Organizacional das Instituições da Rede Zicosur quanto à Adoção de Tecnologias Avançadas, com ênfase na Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa).

O diagnóstico, idealizado pela Unicentro, foi desenvolvido a partir de reuniões que ocorreram desde junho deste ano. Sandro Rautenberg, docente do Departamento de Computação (Decomp), explicou que o objetivo da pesquisa foi mapear o perfil dos colaboradores, os processos administrativos e acadêmicos, a cultura organizacional e as tecnologias utilizadas pelas universidades da rede. Além disso, o levantamento abordou as expectativas e desafios no uso da IA Generativa.

Da esquerda para a direita, Sandro Rautenberg, Fábio Hernandes e Cibele Lemke

“Apesar do tempo limitado para aplicação do questionário, conseguimos sensibilizar diversas instituições sobre a relevância desse diagnóstico e muitas pretendem responder ainda este mês. Isso pode contribuir para uma análise mais precisa”, explicou. Ele também mencionou a variada aceitação da IA Generativa entre os docentes e funcionários, com preocupações éticas e de segurança da informação sendo amplamente discutidas durante o encontro. “A adoção dessa tecnologia enfrenta desafios significativos, como a falta de infraestrutura, a necessidade de especialistas em IA e a integração com sistemas legados”, completou o professor.

A Unicentro também teve participação destacada nas discussões sobre a internacionalização das universidades. Cibele Lemke, Coordenadora de Relações Internacionais, ressaltou que a participação da universidade na Rede Zicosur fortalece as relações internacionais da instituição. “Estamos geograficamente próximos, o que facilita o desenvolvimento de processos de mobilidade e cooperação. Compartilhamos uma identidade cultural que favorece a integração entre as universidades”, destacou.

Já o reitor Fábio Hernandes enfatizou a relevância da Rede Zicosur Universitário para a instituição, tanto na troca de conhecimentos, quanto na realização de projetos conjuntos. “A Unicentro tem colhido muitos frutos dessa parceria, com a vinda de pesquisadores e a participação de nossos alunos em programas de mestrado e doutorado nas universidades da rede”, afirmou o reitor. Fábio também destacou a importância do diagnóstico apresentado pela Unicentro. “A pesquisa demonstrou que, embora as universidades da rede estejam se preparando para adotar novas tecnologias, ainda há muito a ser feito em termos de infraestrutura e capacitação”, concluiu.

Resultados

Os resultados completos da pesquisa serão apresentados na próxima plenária da Rede Zicosur. Até lá, a Unicentro continuará liderando o trabalho de diagnóstico, com o objetivo de propor ferramentas e metodologias que ajudem as universidades a avançar no uso de tecnologias e na implementação da IA Generativa de forma ética e responsável.

Fábio Hernandes e Sandro Rautenberg durante apresentação da pesquisa

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


 

Deixe um comentário