Secretário de Estado assina reconhecimento oficial do curso de Medicina da Unicentro

No início da tarde desta quarta-feira (02), o curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste foi oficialmente reconhecido. A resolução número 228/2024, assinada por Aldo Nelson Bona, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, garante o reconhecimento do curso por cinco anos, completando o ciclo de sua implantação.

Segundo o secretário, “a partir de agora, a universidade está plenamente habilitada a expedir todos os documentos necessários para que os alunos possam exercer legalmente a profissão”. Bona aproveitou o momento para destacar o orgulho de participar desse processo, tanto na criação do curso, quando ainda era reitor da universidade, quanto no reconhecimento, já em sua posição atual no governo estadual. “Assinar o ato de reconhecimento deste curso é uma grande emoção para mim, uma grande conquista para a Unicentro e para os estudantes”, comenta.

Secretário divulga assinatura da resolução nº 228/2024

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, ressaltou a importância desse reconhecimento para a universidade e a comunidade. “Recebemos com muita alegria o anúncio do secretário Aldo Bona. Esse reconhecimento consolida o curso de Medicina, que nasceu da união entre a universidade, a comunidade de Guarapuava e a região, além do apoio das esferas legislativa e executiva”, declara.

Desafios

Fábio também relembrou os desafios enfrentados desde o início do curso, destacando as dificuldades em formar um corpo docente qualificado e credenciar as unidades hospitalares e de saúde para os estágios dos estudantes. “Começamos com poucos docentes, sem infraestrutura adequada e com poucos hospitais credenciados. Aos poucos, essas barreiras foram sendo vencidas, e hoje temos um corpo docente mais amplo e capacitado”, disse, ressaltando que, apesar do reconhecimento, o foco agora é na melhoria contínua.

O reitor destacou que, além de ser um marco na história da Unicentro, o reconhecimento reflete o comprometimento da instituição com a qualidade do ensino e a formação dos futuros médicos. “Agora, nosso objetivo é avançar nas parcerias com unidades hospitalares e na contratação de mais professores efetivos, garantindo que a próxima etapa, a renovação do reconhecimento daqui a cinco anos, seja alcançada com êxito”, completou.

Para o reitor, o reconhecimento é fruto do trabalho árduo de toda a comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos e colaboradores. “A todos que se empenharam nesses seis anos, fica o nosso agradecimento e parabéns, pois o reconhecimento é resultado do esforço de cada um de vocês”, finalizou.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.