Unicentro e Universidade de Rotemburgo planejam próximos passos do convênio de cooperação

Nesta semana, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu o professor Stefan Pelz, da Universidade de Rotemburgo, para mais uma missão de trabalho do Programa de Pesquisa Brasil – Alemanha (Probral). Desde segunda-feira (23), ele e outros pesquisadores envolvidos no projeto cumprem agenda em Irati e Curitiba, com reuniões e visitas técnicas, para dar continuidade às ações de cooperação internacional.

Com recursos da Capes e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, o convênio entre as universidades têm viabilizado o avanço de pesquisas nas áreas de produção de energia sustentável e de restauração e manejo da floresta com araucária. Além da Unicentro e da universidade alemã, que são proponentes do projeto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa como instituição associada.

Agenda incluiu reunião com a Direção do Câmpus de Irati e com o Escritório de Relações Internacionais (Foto: Coorc)

Coordenador do convênio pelo lado alemão, o professor Stefan conta que a atual missão de trabalho visa alinhar o próximo ano de atividades, visto que a equipe tem colhido bons resultados. “Depois de dois anos, estamos finalizando a publicação de artigos nas três áreas de atuação do projeto. São três artigos que serão publicados em revistas internacionais de alto impacto, o que é algo que nem sempre acontece na pesquisa”, afirma.

A parceria com a Universidade de Rotemburgo é de longa data. Desde 2010, as duas instituições trabalham juntas. “Por causa dessa longa cooperação, para mim, estar aqui é como estar em casa. Quando nos encontramos com os colegas daqui vamos direto ao trabalho, como se trabalhássemos diariamente juntos, o que torna tudo muito eficiente”, destaca Stefan.

Pela Unicentro, quem coordena o projeto é o professor Eduardo da Silva Lopes. Segundo o docente, a semana de trabalho incluiu reuniões com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária (FA), além de viagens de campo. “Em julho, eu e o professor Afonso Figueiredo Filho estivemos na Alemanha e agora eles vieram para fazermos o levantamento e planejamento das pesquisas. Também fizemos visitas técnicas em empresas e operações florestais com foco no manejo”, conta.

A missão de trabalho chega ao fim nesta sexta-feira (27). Na quinta-feira (26), o grupo se reuniu com a direção do Câmpus de Irati e com representantes do Escritório de Relações Internacionais da universidade. Também participaram da agenda os professores Dimas Agostinho Silva e Fernando Augusto Ferraz, da UFPR, e o doutorando Florian Empl, da Universidade de Rotemburgo.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.