Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro discute inteligência artificial e seus impactos na ciência

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o 13º Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reúne professores, pesquisadores e alunos para discutir os avanços científicos e o papel da tecnologia na pesquisa acadêmica. O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes da universidade, acontece anualmente há mais de 10 anos e, nesta edição, tem como tema central a Inteligência Artificial (IA).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Paulo Roberto da Silva, destacou a escolha do tema. “Quando pensamos nesse simpósio, trouxemos um tema bastante atual e polêmico, a Inteligência Artificial. Esse é um assunto que talvez esteja sendo pouco utilizado na pós-graduação e o simpósio tem o objetivo de abrir os olhos dos alunos e professores para o uso dessa tecnologia em suas pesquisas”, afirma Paulo. Ele também ressaltou que, com as atividades propostas, os alunos terão um ponto de partida para explorar novas possibilidades de aplicação da IA em seus estudos.

A integração entre os diversos programas de pós-graduação da Unicentro foi um dos destaques da organização do simpósio. Segundo a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação e organizadora do evento, professora Andressa Galli, cada programa foi convidado a propor atividades específicas, atendendo às necessidades de suas áreas, além de palestras de interesse geral. “Nós mesclamos as atividades para atender tanto aos programas de pós-graduação quanto a toda a comunidade acadêmica. Isso reflete a multidisciplinaridade da ciência, que é fundamental para o avanço das pesquisas”, explica Andressa.

A palestra de abertura foi ministrada por Aurora Trinidad Ramirez Pozo, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em sua fala, ela abordou as oportunidades e os desafios do uso da IA na pesquisa científica. Segundo a pesquisadora, a tecnologia pode acelerar significativamente o desenvolvimento de novas descobertas, mas ainda há desafios a serem enfrentados, como a confiabilidade das ferramentas e o impacto de seu uso. “A IA traz muitas possibilidades, mas também precisamos nos preocupar com as limitações éticas e de segurança, garantindo que essas ferramentas sejam utilizadas de forma responsável”, afirma a palestrante.

Em sua fala, o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, também ressaltou a importância da pesquisa para a inovação. “Nenhuma inovação teria acontecido sem desconforto, sem pesquisa. É gratificante ver a Unicentro se reunir para discutir pós-graduação e pesquisa, porque é disso que nascem os avanços que impactam a sociedade”, disse Ademir.

Além das palestras, o simpósio também é uma oportunidade para os pesquisadores da universidade compartilharem experiências e atualizarem suas práticas acadêmicas. “O evento serve para networking e atualização sobre temas que não conseguimos explorar profundamente em sala de aula. A Inteligência Artificial, por exemplo, está transformando a maneira como fazemos pesquisa e eventos como esse nos ajudam a entender como podemos aplicá-la”, completa Paulo Roberto.

Programação multicampi

O evento, que ocorre simultaneamente nos câmpus de Guarapuava e Irati, reforça, segundo o pró-reitor, o compromisso da Unicentro com a pesquisa científica e a inovação tecnológica, promovendo debates que fortalecem a formação dos alunos e a qualidade das pesquisas desenvolvidas. “Nós fazemos questão de ter atividades tanto em Irati, quanto em Guarapuava, pois todos fazem parte de uma única pós-graduação. As atividades são transmitidas nos dois câmpus, justamente para nós termos esse nivelamento da informação que é repassada para todos”, finaliza.

Por Caroline Albertini