Departamento de Comunicação Social da Unicentro realiza debate entre candidatos a prefeito de Guarapuava

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoverá um debate com plateia entre candidatos a prefeito de Guarapuava. O evento será sexta-feira (27), a partir das 10h, no auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz. Os quatro concorrentes ao cargo, Celso Góes, Denilson Baitala, Doutor Antenor e Samuel Ribas, confirmaram a participação.

As inscrições abrem hoje, quarta-feira (25), pelo Instagram do Departamento de Comunicação da Unicentro (Decs). Agentes universitários, docentes e discentes da Unicentro terão prioridade na reserva de vagas. No dia, serão proibidas gravações e fotos feitas pelo público.

Segundo o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, o debate é uma oportunidade de formação pedagógica e cidadã para os estudantes. “Um cidadão mais crítico, que vote mais consciente, sempre pensando no bem comum. Então, com certeza, debates como esse só vem fortalecer, não somente a comunidade acadêmica como também a interação entre a universidade e a sociedade”, afirma o reitor.

O evento não tem viés político partidário e seguirá todas as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portanto haverá distribuição igualitária de temas, perguntas e tempo para respostas, réplicas e tréplicas. Além disso, as temáticas serão definidas previamente e informadas aos candidatos. O público também poderá participar enviando sugestões de perguntas no ato da inscrição. Na quarta-feira (18), representantes da campanha de todos os candidatos participaram de uma reunião para apresentação das regras específicas do debate.

Evento é organizado por alunos do Departamento de Comunicação Social

A organização do evento é integralmente feita pelos estudantes de comunicação da Unicentro, matriculados nos segundo e terceiro anos do curso de Jornalismo. A iniciativa foi proposta pelos professores André Justus e Renata Caleffi, responsáveis pela disciplina de Assessoria de Comunicação. Ao todo, mais de trinta estudantes de comunicação estão diretamente envolvidos, além dos professores do Departamento de Comunicação Social da Unicentro (Decs).

Com o debate, os estudantes de comunicação, que organizam a atividade, têm a oportunidade de experienciar como é a prática da assessoria, tanto na organização de um evento de grande porte, quanto na atuação da equipe de assessoria dos candidatos.

Para a professora Renata, a experiência é única na trajetória acadêmica dos comunicadores, especialmente porque a próxima eleição para prefeitos ocorre apenas daqui a quatro anos. “As minhas expectativas são excelentes, acho que vai ser um momento de discussão de propostas, de apresentação de plano de governo e de mostrar como que esses candidatos a prefeito, que vão governar Guarapuava nos próximos quatro anos, estão preocupados com temas muito relevantes, como educação, saúde, meio ambiente, agricultura, entre outros”, disse Renata.

Layse Nascimento, chefe do Decs, reforça que um evento como esse pode abrir inúmeras oportunidades para os estudantes, indicando um possível futuro campo de atuação. “Os alunos são protagonistas neste processo. Estão atuando no planejamento, organização e divulgação do evento em todas as suas fases”, afirma a professora

Além dos alunos do Decs, o curso de Direito também participará da atividade. Os futuros advogados analisarão, durante a realização do debate, os pedidos de direito de resposta. Uma equipe de futuros jornalistas, auxiliados pelos estudantes de direito, também serão responsáveis por realizar o fact-checking ao vivo das falas dos candidatos.

Transmissão do Debate

A Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro está trabalhando para viabilizar a transmissão do debate pelo canal oficial da instituição no YouTube, buscando a autorização dos candidatos. A transmissão só poderá ocorrer com a assinatura de um termo de ciência e autorização por todos os candidatos.

Com informações do Departamento de Comunicação Social da Unicentro