Unicentro promove sessão de cinema seguida de debate com diretor de “Entrelinhas”

O cineasta paranaense Guto Pasko esteve em Irati na noite de ontem (23) para a exibição de “Entrelinhas”, filme dirigido por ele, que está em cartaz nos cinemas de todo o país. A sessão especial ocorreu no Cinema.com e foi organizada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) por meio do Departamento de História (Dehis/I), do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Centro de Documentação e Memória do Câmpus de Irati (Cedoc/I).

Inspirado em fatos reais, filme de Guto Pasko retrata o período de ditadura militar nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu (Foto: Coorc).

O evento reuniu estudantes e comunidade local para a exibição seguida de um debate sobre o longa-metragem. Inspirado em fatos reais, a obra acompanha a história de duas irmãs presas pelo regime militar em Curitiba, na década de 1970. Na trama, a protagonista Ana Beatriz Fortes (Gabriela Freire) é detida por policiais militares em seu primeiro dia de estágio sob a acusação de pertencer a um movimento estudantil subversivo. Mesmo sem qualquer vínculo comprovado, a jovem foi torturada por dez dias, enquanto a irmã Elisabeth Franco Fortes ficou presa por 18 meses.

Foram quase dez anos desde a elaboração do roteiro até a conclusão das gravações. “Me interessava muito contar essa história, que é um recorte da ditadura militar no estado do Paraná. É a história real de uma personagem absolutamente anônima, uma adolescente que é torturada por engano. E a reflexão que fica é: ‘quantos brasileiros anônimos foram torturados nos porões da ditadura?’”, reflete Pasko.

Ainda segundo o diretor, a preocupação com a função social do cinema é uma característica que o acompanha em todas as produções. “Sempre penso qual será a função que vai ter para a sociedade, além do entretenimento. Nós temos muitos filmes que retratam a ditadura militar no Brasil, mas é sempre importante a gente retomar essa temática, sobretudo em momentos políticos em que uma parcela significativa da sociedade deseja inclusive o retorno da ditadura”, pondera.

Responsável pela mediação do debate, o professor João Carlos Corso, do curso de História, conta que o evento foi bem recebido pelo público, especialmente pelos acadêmicos. “Esse filme traz uma temática que é muito cara para nós e que ainda é muito recente na história brasileira. E o cinema é uma ferramenta fantástica para o ensino da História. Ele é um elemento de representação da realidade, do qual podemos depois relacionar com a teoria e com outros tipos de fonte”, afirma.

“Entrelinhas” foi produzido por Guto Pasko e Andréia Kaláboa. Assinam o roteiro Guto Pasko, Tiago Lipka, Rafael Monteiro e Sebástian Claro. A distribuição tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.