Evento no Câmpus de Irati traz palestra com a psicóloga indígena Geni Núñez

Evento no Câmpus de Irati traz palestra com a psicóloga indígena Geni Núñez

A ativista e psicóloga Geni Núñez ministrou uma palestra virtual para o Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) na última sexta-feira (20). Convidada pelo Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira, a autora do livro “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” falou sobre os temas presentes na obra, publicada em 2023 pela editora Paidós. O evento também levantou questões sobre trabalho, renda e autonomia da população indígena. 

No livro, a indígena guarani reflete sobre a exclusividade nos relacionamentos afetivos, tanto do ponto de vista histórico quanto interpessoal. “A Geni aborda como as epistemologias guaranis podem promover mudanças na concepção que temos hoje das relações de afeto e de gênero. Ela trabalha bastante essas questões dentro da Psicologia e também em outras áreas, como a Sociologia e a Filosofia”, conta Eduardo Gelczaki, um dos integrantes do CA. 

Mediada pela estudante Danieli Finhgre, do curso de Psicologia, a conversa também destacou a importância de políticas indigenistas, como a Casa de Passagem Indígena de Irati. Inaugurado em 2019, o espaço oferece abrigo provisório aos indígenas que vendem artesanatos no município. “As pessoas que frequentam a casa são, assim como eu, do povo kaingang. Como falamos a mesma língua, eu recebi a proposta para estagiar lá e fazer as mediações. Faz dois anos que estou presente nesse cotidiano da casa”, afirma Danieli.

Em sua fala, a acadêmica destacou ainda alguns dos preconceitos que os indígenas enfrentam durante a comercialização dos artesanatos. “Em relação às crianças, por exemplo, muitas pessoas acham que elas venderem artesanato é uma espécie de trabalho infantil. Mas os pais levam as crianças para que elas possam compreender esse ofício. Muitas vezes vêm a família inteira vender artesanato porque é uma prática cultural estar em coletivo, além de que para muitos deles essa é a única fonte de renda”, enfatiza. 

Também integrante do centro acadêmico, Heloisa Hruba acredita que o evento conseguiu cumprir com as expectativas e trazer à tona pautas importantes. “A Geni estar presente em um evento nosso foi muito emocionante. Estamos conseguindo promover eventos e reocupar espaços, o que era uma das metas da nossa gestão”, conclui.

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário