Estudantes de Ensino Médio fazem as provas do PAC Unicentro, neste domingo (22)
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou neste domingo (22) as provas do Programa de Avaliação Continuada (PAC). A edição deste ano registrou 7.989 inscritos e, desse total, 7.473 compareceram aos locais de prova. “Nós tivemos um aumento no número de candidatos inscritos em relação ao ano anterior. Isso é bom para a universidade e para os candidatos”, avalia a coordenadora de Processos Seletivos, Maria Aparecida Mores Pinto. “Significa que tivemos mais pessoas reconhecendo o papel da universidade na sociedade e ampliando as oportunidades de ingresso para muitos candidatos que pretendem cursar um dos cursos de graduação da Unicentro”, complementa.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, ainda destaca que o número de inscritos no PAC tem sido similar ao do vestibular, o que reforça que os estudantes estão, cada vez mais, procurando a Unicentro. “Nós estamos muito felizes pela procura e temos a certeza de que esses estudantes serão muito bem-vindos na nossa universidade, essa universidade pública, gratuita, de qualidade e que tem transformado muitas vidas”, ressalta.
Diferente do vestibular tradicional, no PAC os estudantes realizam três provas, uma a cada ano do Ensino Médio. Nas avaliações, são cobrados apenas os conteúdos referentes à série em que o aluno está matriculado. Para a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Imperatriz Leopoldina, Josiane Gaspar, que acompanhou mais de 30 alunos ao local de prova, o PAC é uma oportunidade para que os estudantes conheçam como são as avaliações. “Eles conseguem aprender a fazer vestibular fazendo uma prova externa, desde o primeiro ano. É um formato que é mais fácil para eles nesse começo e também em relação à quantidade de vagas. Assim, eles podem utilizar melhor, ter mais chances de entrar na Unicentro”, pontua. A professora também destaca que, nos últimos anos, tem percebido crescer o interesse dos alunos em ingressar em um dos cursos da Unicentro. “Antes, havia uma tendência forte dos alunos quererem ir para Curitiba ou Londrina. Agora, eles têm percebido como a Unicentro oferece um bom ensino também”, compartilha.
Candidatos – Isabelly Batista é uma das candidatas inscritas no PAC 1. A estudante quis se inscrever no processo seletivo por acreditar que é mais uma chance para conseguir a tão sonhada vaga no curso de Direito. “Fazendo a prova em todas as etapas, é possível ir construindo uma boa nota para, no final, conseguir entrar no curso”, diz. Em Irati, uma das candidatas do PAC 1 é Ana Karla Borges da Silva, de São João do Triunfo. Nervosa por estar realizando a primeira avaliação, a estudante conta como se preparou para o exame. “Estudei a programação que foi mandada. E também, é muito conteúdo que caiu na escola. Com isso, estou ficando mais calma”.
Flávia Alessandra Lass Carvalho fez a prova do PAC 2 no câmpus Cedeteg, em Guarapuava. Para tirar uma boa nota, ela conta que se dedicou bastante à preparação. “O colégio aconselhou bastante a participar do PAC, vem nos preparando desde o primeiro ano e vai continuar preparando. Tivemos bastante aulão para nos preparar e, em casa, eu também estudei bastante antes de vir fazer a prova”, conta.
Já Enrico Donadello, que mora em Ponta Grossa, realizou a prova do PAC 2 no câmpus de Irati. A expectativa para o teste seletivo é bastante alta. “Estou otimista para esta prova. A prova passada foi boa também. Ano que vem, também vou estudar bastante para tentar passar já no terceiro ano”, projeta o estudante, que também já sabe qual curso vai escolher. “Medicina. Quero seguir carreira. Meus pais são médicos e eu também gosto da área, me identifico”, compartilha.
O PAC 3 é a etapa em que os candidatos fazem a indicação do curso em que pretendem disputar uma vaga. Maria Fernanda Fabrício de Lima, por exemplo, estuda no município de Pinhão e fez a prova no câmpus Cedeteg em busca de uma vaga no curso de Educação Física. Para ela, fazer o PAC significa ter mais chances de ingresso. “Porque você tem exatamente 3 anos. Aí a gente vai se preparando, vai melhorando a cada ano e é menos conteúdo”, pontua.
Provas – A avaliação foi aplicada em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Os candidatos responderam a 50 questões de múltipla escolha sobre conteúdos correspondentes a cada série do Ensino Médio, distribuídas entre as disciplinas de Arte; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol –; Língua Portuguesa; Matemática; Química; e Sociologia, além da redação.
Redação – Para os candidatos do PAC 1, uma das opções era escrever um texto narrativo tendo como pano de fundo o fato de que as aparências podem enganar. Para isso, tiveram como apoio uma tirinha e o texto intitulado “Nem tudo que reluz é ouro”. Sobre o segundo tema, foi pedido um texto narrativo que envolvesse uma situação imprevisível decorrente de embaraços provocados por enganos da fala, a partir do texto de apoio “Tropeços: a graça e a lógica de certos enganos da fala”.
Para a redação do PAC 2, as opções eram redigir um texto dissertativo-argumentativo que discutisse as causas, os estigmas e os estereótipos que levam algumas pessoas a atitudes aporofóbicas, a partir do texto de apoio “Aporofobia” e de uma imagem relacionada. Ou, no segundo tema, escrever um texto dissertativo-argumentativo discutindo as causas da fuga de cérebros do Brasil, a partir do texto “Fuga de cérebros: Brasil perde disputa global por talentos” e de uma charge de apoio.
No PAC 3, as opções de redação eram, no primeiro tema, redigir um texto narrativo, com base em um texto e em uma charge, sobre um desentendimento de linguagem, bem como a situação inesperada acarretada, com os necessários entrelaçamentos de personagens, conflitos, tempo e espaço. No segundo tema, o candidato foi convidado a ler sobre o crepúsculo vespertino e observar uma imagem em que aparecem três garotos brincando em um fim de tarde. A partir disso, elaborar um texto narrativo relatando a história dos personagens ilustrados na imagem de apoio.
Resultados – A previsão é de que a lista de aprovados do PAC seja divulgada a partir do dia 8 de novembro pelos canais oficiais da Unicentro. Já o gabarito provisório e o caderno de questões devem estar disponíveis na página do PAC a partir de amanhã à tarde, segunda-feira (23).
Por Maíra Machado, com colaboração de Paula Claro e Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.
Confira as fotos do PAC, no Banco de Imagens.