Primavera Musical reúne corais de Guarapuava e região

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu, nesta semana, o evento Primavera Musical. O encontro de corais contou com duas noites de apresentação. Na primeira, subiram ao palco os corais da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, com a regência de Karin Kupas; o Solo Pia, com a regência de Márcia Rickli; da Igreja Presbiteriana de Guarapuava, com a regência de Guilherme Graff; e da Igreja Luterana de Guarapuava, com a regência de Pr. Dion Albach.

Na segunda noite, o espetáculo ficou por conta do Coral Bom Pastor, com a regência de César Quadros; do Coral Cant’Unati, com a regência de César Quadros; Coral Municipal de Guarapuava, com a regência de Fernando Antônio Pinto; edos Corais da Unicentro, com a regência de César Quadros.

Os dois dias de evento contribuíram para o aprendizado dos coralistas, como é o caso da Ana Lisa Gomes. Ela participa do Coral Municipal desde o ano passado, mas já demonstra um grande talento para música. “O evento foi muito bom, muito legal e muito importante também. A gente conseguiu aprender bastante coisa”, compartilha.

A preparação para a Primavera Musical foi intensa. Os corais da Unicentro, por exemplo, tiveram quatro meses de ensaio, além de acrescentar uma música nova ao repertório. As noites de apresentação marcaram, principalmente, a diversidade de corais que existe em Guarapuava. “Diferenciar um pouco as nossas atividades também e destacar a cultura do canto coral. Aqui na região a gente tem, em sua maioria, corais de música sacra, de música religiosa, e alguns corais de música popular. Mas, é muito importante que eles estejam sempre em sintonia, que a gente tenha esse espírito não de competitividade, mas de união”, comenta o regente dos corais Bom Pastor e da Unicentro, César Quadros.

Como aponta Fernando Antônio Pinto, que lidera o coral municipal, a rivalidade era uma característica forte no passado, mas hoje, é o espírito de união que predomina a área da música. “É para um bem maior, é pela saúde, porque o coral trata disso, é pela saúde, pelo bem-estar e pela própria vida. A gente tem uma vida tão corrida e o coral é bom para trazer essa calma, essa união também, isso é incrível demais”, pontua.

Para a diretora de Cultura da Unicentro, Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, o evento atingiu as expectativas e foi mais um momento em que a universidade exalta a arte e a cultura. “O evento foi um sucesso. A gente recebeu oito corais, todos eles se apresentaram brilhantemente. Agradecemos a presença de todos os coralistas, de toda a comunidade que veio prestigiar”, diz.

Oficina Prática de Canto Coral – Além da apresentação dos corais, a terceira edição Primavera Musical também promoveu a oficina de Prática de Canto Coral, ministrada pela maestra Giordana Galvam Lube, regente dos Corais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Durante a oficina, a maestra levou exercícios de técnica vocal e domínio da voz. Além disso, também trouxe um repertório leve e a canção 17 e 700 do cantor Luiz Gonzaga, que tem uma parte de expressão cênica para os participantes se divertirem. “Nós temos aqui pessoas interessadas em canto. Então, essas oficinas, mesmo que curtas, trazem novas perspectivas, novos exercícios no repertório, possibilidades, integração entre pessoas que não cantam nos mesmos grupos, mas que hoje vão cantar juntos”, compartilha Giordana. “Tudo isso sempre vai agregar no crescimento desses cantores artistas que talvez não sejam profissionais, mas são apaixonados por canto e com certeza vai contribuir bastante na formação deles”, acrescenta a maestra.

Angela Maria Ida é integrante do Coral Unicanto e do Coral Cant’Unati. Alegre com a oferta da oficina, acredita que será uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a arte do canto. “Com certeza esse evento vai agregar muito conhecimento. Estar aqui é tudo de bom, é o que a gente gosta de fazer, é sempre maravilhoso aprender mais quando se trata de canto e se música”, compartilha.

Por Viviane Moreira e Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens