Inscrições para mobilidade acadêmica no Japão estão abertas

O programa de mobilidade internacional para a Kyoto Prefectural University (KPU), no Japão, está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro. O edital contempla as categorias estudante de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado); e pós-doutorado, sendo duas bolsas para cada modalidade.

O auxílio financeiro inclui passagens aéreas de ida e volta e seguro-saúde. As bolsas têm duração de três a seis meses e são dos seguintes valores:

Graduação-sanduíche: US$ 870 dólares (aproximadamente R$ 4.918,20);

Mestrado-sanduíche: US$ 1300 dólares (aproximadamente R$ 7.349,03);

Doutorado-sanduíche: US$ 1300 dólares (aproximadamente R$ 7.349,03);

Pós-Doutorado: US$ 2.100 dólares (aproximadamente R$ 11.871,51).

O candidato deve, entre outras exigências, possuir Currículo Lattes atualizado; não acumular durante o período da mobilidade benefícios financeiros de órgãos ou entidades nacionais, de agência estrangeira ou salário/bolsa no país de destino; e não ter realizado mobilidade acadêmica internacional nos últimos 24 meses. Além disso, o edital exige proficiência comprovada em Língua Inglesa, por meio de exames internacionais, tendo obtido o CEFR B1 ou superior, e/ou Japonês A2 ou superior.

Candidatos na categoria estudante de graduação e pós-graduação devem ser brasileiros e discentes da Unicentro, regularmente matriculados em um curso de graduação a partir do 2° ano, ou em um programa de pós-graduação stricto sensu, em nível mestrado ou doutorado. Para a categoria pós-doutorado, o candidato deve ser brasileiro, possuir doutorado e ser servidor efetivo da Unicentro.

Essa é uma ação conjunta entre a Fundação Araucária (FA) e a Kyoto Prefectural University (KPU). O objetivo é fomentar a consolidação da política de internacionalização da Unicentro e fortalecer as relações internacionais entre a universidade japonesa e as universidades estaduais do Paraná. Para mais informações, basta acessar o edital do programa.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.