Diretoria de Pesquisa realiza série de reuniões para docentes e acadêmicos pesquisadores

A Diretoria de Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu início a uma série de reuniões voltadas para professores e orientandos participantes dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica, como o Programa Institucional de Iniciação Científica (Proic), Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis) e Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Proiti), referentes ao ciclo 2024-2025. Os encontros têm como objetivo alinhar as diretrizes dos projetos, esclarecer dúvidas e promover a integração entre os orientadores e seus orientandos.

Os encontros começaram na última segunda-feira (16), no Câmpus de Irati e ao longo da semana serão realizados nos câmpus Cedeteg e Santa Cruz. Esses encontros visam não apenas discutir o desenvolvimento dos projetos de iniciação científica, mas também preparar o terreno para dois grandes eventos acadêmicos: 33º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e o 14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), que acontecem em outubro e novembro deste ano.

Encontro Anual de Iniciação Científica

A Unicentro promove anualmente o EAIC, que visa a disseminação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciação Científica. Neste ano, o evento conta com suas tradicionais modalidades: XXXIII EAIC, IV EAICI, XII EAIC-JR e II ITI, englobando desde alunos de graduação até estudantes do ensino médio, proporcionando um espaço de troca de experiências e fortalecimento de grupos de pesquisa.

Com inscrições gratuitas, o EAIC oferece palestras, apresentações orais e exposições de painéis, promovendo o diálogo entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é não só divulgar os trabalhos científicos, mas também despertar a vocação acadêmica dos alunos, incentivando a pesquisa como instrumento de desenvolvimento regional e nacional.

Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação

Paralelamente, o 14º EAITI destaca-se como um importante espaço para o compartilhamento de pesquisas tecnológicas e inovadoras. Realizado em parceria com outras instituições estaduais do Paraná, como a UEM, UEL, UENP e UEPG, o evento tem como objetivo apresentar à comunidade os avanços nas áreas de desenvolvimento tecnológico, apoiados por programas de bolsas como o PIBITI, com financiamento do CNPq e da Fundação Araucária.

O tema do EAITI 2024, “A Inteligência Artificial no Desenvolvimento Tecnológico”, reflete a crescente relevância da IA em diversas áreas do conhecimento. As atividades incluem debates, painéis e discussões voltadas para o estímulo à inovação, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e a sociedade contemporânea.

Por Giovani Ciquelero