Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Unicentro recebe brinquedos confeccionados por idosas

Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Unicentro recebe brinquedos confeccionados por idosas

A Clínica-Escola de Fonoaudiologia (Cefono) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu ontem (17) a doação de novos brinquedos para os atendimentos ao público infantil. As bonecas e pelúcias doadas foram confeccionadas por idosas que participam das atividades desenvolvidas pelo grupo de estágio em Saúde Coletiva na UBS Gaspar Valenga do bairro Riozinho, em Irati. 

“Esse grupo de estágio de Fonoaudiologia acontece todas às terças-feiras e participam moradoras do bairro. Essa ideia surgiu de uma demanda que as próprias alunas observaram: a Clínica-Escola de Fonoaudiologia precisava dos brinquedos e essas mulheres sabiam produzir. E elas toparam na hora”, conta a supervisora de estágio, professora Francieli de Ramos.

Produção foi realizada como parte das atividades propostas pelo grupo de estágio em Saúde Coletiva de Fonoaudiologia (Foto: Coorc).

Ao longo do semestre, o grupo produziu bonecas de pano e ursos de pelúcia. Para a dona Adelinda da Silva Pereira, cada encontro foi uma oportunidade de aprender e também de ensinar. “Ali a gente faz de tudo, faz boneca, pinta pano de prato, faz crochê… E é muito bom porque ocupa a mente, a gente não fica só na rotina do serviço de casa e também ajuda outras pessoas”, enfatiza. 

Maria Rosa Pedroso e Eni Chiquetto são vizinhas e começaram a frequentar o grupo de estágio juntas. “Somos amigas há muitos anos. A Maria é que faz as bonecas, mas nós fizemos também os ursinhos. Uma costurava, a outra enchia, tudo em conjunto”, conta Eni. “A gente gosta muito, aprendemos mais coisas e as meninas são muito queridas”, complementa Maria. 

Diretora da Cefono, a professora Juliana Marcolino Galli destaca que a doação veio em boa hora, pois atualmente a brinquedoteca disponível para os atendimentos infantis é dividida com o Serviço-Escola de Psicologia. “Como a parte de psicologia vai se mudar para um novo prédio ainda esse ano, nós vamos precisar de mais brinquedos mesmo, pois as crianças usam bastante durante os atendimentos terapêuticos e nos ajuda muito”, afirma. 

Todos os materiais para a confecção dos brinquedos foram cedidos pelo Provopar Municipal de Irati. A expectativa é de que a produção continue ao longo do estágio, beneficiando não somente a Cefono, mas também as integrantes do grupo. “Fazemos essas ações para promover a saúde no sentido integral, além de proporcionar outros espaços, outros olhares, que fazem com que elas ganhem autonomia e socializem”, conclui a supervisora.

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário