Docente da Unicentro firma parceria para capacitar profissionais de saúde na atenção primária

Docente da Unicentro firma parceria para capacitar profissionais de saúde na atenção primária

O professor Bruno Bordin Pelazza, do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), firmou uma importante parceria com o Projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes – Extensão para Resultados de Cuidados de Saúde Comunitários, em tradução livre), da University of New Mexico (EUA). O objetivo é capacitar profissionais de saúde da região de Guarapuava e municípios vizinhos através de teleconferências, visando a melhoria da qualidade de vida da população local, especialmente no âmbito da atenção primária à saúde.

O Projeto ECHO é um modelo inovador de telementoria que desmonopoliza o conhecimento e permite que especialistas troquem experiências com profissionais locais através de plataformas digitais. O professor Bruno, que também é orientador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde da Unicentro, iniciará as atividades do projeto junto com seu orientando, focando em pacientes em cuidados paliativos.

“A dinâmica das teleconferências se dará após a capacitação que acontecerá de 4 a 7 de novembro. Acredito que este ano conseguimos, pelo menos, três capacitações do projeto do mestrado e nada impede que os parceiros do Denf (Departamento de Enfermagem) criem outros temas”, comenta Bruno. O impacto esperado vai além da qualificação dos profissionais. Segundo o docente, a capacitação trará benefícios diretos à população, uma vez que os profissionais treinados poderão aplicar os novos conhecimentos no atendimento diário.

Projeto ECHO

O Projeto ECHO foi criado em 2003 pelo médico Sanjeev Arora, especialista em doenças hepáticas no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos. O modelo, que começou atendendo pacientes com hepatite C, se expandiu globalmente e hoje abrange mais de 240 hubs (polos de apoio) em 40 países, cobrindo mais de 60 condições de saúde. No Brasil, o ECHO atua desde 2015, promovendo capacitações em temas variados como cuidados paliativos, tratamento de hepatite, reumatologia, educação e controle de infecções.

Diferentemente da telemedicina tradicional, onde o especialista assume o cuidado do paciente, no Projeto ECHO o foco está na telementoria. Os especialistas de um hub discutem casos clínicos reais com os participantes, proporcionando um aprendizado contínuo e colaborativo. “Dessa maneira, todos os participantes vão avançando no seu conhecimento e podem proporcionar melhor assistência a todos os seus pacientes”, explica Bruno.

Continuidade e foco na atenção primária

Bruno acredita que a telemedicina e a educação à distância têm um papel fundamental na capacitação contínua de enfermeiros e outros profissionais de saúde. Através do Projeto ECHO, a expectativa é que o conhecimento adquirido pelos profissionais se dissemine, beneficiando diretamente as comunidades locais. “O impacto direto será na satisfação de verificar que os profissionais treinados passem as informações para frente, ou seja, para a população”, afirma Bruno.

Os primeiros temas abordados no Projeto ECHO na Unicentro serão definidos conforme as necessidades da região e as demandas dos profissionais da área de saúde. Inicialmente, as atividades estão voltadas para cuidados paliativos, mas outros temas podem ser desenvolvidos pelo Departamento de Enfermagem.

Por Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário