Unicentro vai implantar novo Sistema Lyceum

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está implantando um novo sistema Lyceum de Gestão Universitária. A ferramenta digital é utilizada por toda a comunidade acadêmica – alunos (aluno online); docentes; secretarias de setores e de programas de pós-graduação; divisões de apoio acadêmico; e pela Pró-Reitoria de Ensino.

Após a atualização, a plataforma Moodle terá uma autenticação integrada com o sistema. Além da atualização na segurança dos dados que estão trafegando, outros serviços digitais serão ofertados. Mesmo após as atualizações, as informações de login para acessar o Aluno Online e o Docente Online, inicialmente, serão as mesmas.

Para a pró-reitora de Ensino, Karina Worm Beckmann, a atualização é de suma importância para novas finalidades e para o gerenciamento e controle acadêmico, inclusive no que diz respeito ao diploma no formato digital. “A atualização do sistema acadêmico utilizado pela Unicentro é fundamental para a implantação de novas funcionalidades voltadas ao gerenciamento e à otimização dos processos de gestão acadêmica, em especial para atendimento a demandas, tais como a implementação do diploma de graduação em formato digital e o aprimoramento da comunicação e interatividade entre estudantes e Universidade”, disse.

O sistema estava desatualizado desde 2006 e, desde então, novas regulamentações do governo surgiram e os processos e as legislações evoluíram. O sistema, portanto, não estava mais atendendo as demandas, além de algumas tecnologias utilizadas já estarem defasadas. “Por exemplo, o Aluno Online e o Docente Online eram baseados em navegadores mais antigos e teve uma evolução muito grande nesse período e eles não estavam acompanhando. Então, eles tinham uma deficiência até em relação ao manuseio do sistema”, explica o diretor de Tecnologia e Suporte, Maurício Adriano Teixeira.

Após a atualização, a universidade terá um período de adaptação e pode ser que alguns problemas surjam até que todos os ajustes necessários sejam feitos. “É um sistema muito antigo, tem uma diferença muito grande com a versão nova Lyceum, e pode ser que alguns detalhes escapem nessa migração. Mas, a gente vai ficar de prontidão para atender os usuários que precisarem”, completa Maurício.

A expectativa é de que o novo sistema seja implantado até a próxima sexta-feira (13) e esteja disponível até segunda-feira (16). A mudança será gradual e haverá auxílio para facilitar o entendimento dos usuários. “A implantação vai ocorrer ao longo do ano, mas a partir da outra segunda já estará disponível. Para os usuários, principalmente docentes e acadêmicos, vão ser feitos vídeos de treinamento de como utilizar o Aluno online e o Docente online, e vão ser disponibilizados nos canais da instituição para que os usuários saibam utilizar melhor a ferramenta e sanar as dúvidas que aparecerem”, pontua o coordenador de Tecnologia da Informação, Edson Gardin.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.