Aula experimental marca início da programação da Uati em 2024

Dejanira Machado, de 82 anos, não disfarçava a empolgação com o retorno das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade de Irati, a Uati. “Eu fiquei alegre, eu sou a primeira [a querer vir]”, conta às gargalhadas. Nesta quarta-feira (11), ela veio de ônibus com o marido Benoni Oliveira e o grupo de participantes da cidade vizinha de Rebouças para uma aula experimental no Câmpus de Irati da Universidade Estadual de Centro-Oeste (Unicentro).

“Nós no ano passado já estivemos aqui. Dançamos, estudamos. E eu gosto de ter amizade, contar ‘causo’, brincar com as meninas. E assim é a minha vida”, conta Dejanira.

Matrículas para a Uati seguem abertas e são gratuitas. (Foto: Coorc)

Durante a tarde, as uatianas e os uatianos puderam se reencontrar, fazer uma oficina de teatro e conhecer a nova equipe da Uati, que apresentou a programação preparada para esta edição do programa.

Como explica a coordenadora do projeto, professora Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, os participantes terão oficinas de escrita poética e autobiográfica, contação de histórias, teatro, circo, dança, fotografia, desenho, coral, entre outras atividades. Já às terças-feiras, das 9h30 às 10h30, o foco serão atividades físicas como alongamento, fortalecimento muscular e jogos coletivos.

Ainda segundo a docente, uma novidade deste ano será a “Uati no Bairro”. Nas tardes de terça e quinta-feira, a equipe do programa vai até localidades da região para promover ações para a população idosa. “A princípio, a gente já tem fechado com o CRAS da Vila São João, com o pessoal aqui de Engenheiro Gutierrez , da Vila Nova e da Lagoa”, detalha.

Cinthia complementa que a iniciativa é mais uma forma de aproximar a universidade da comunidade. “Nós contamos agora com uma equipe maior, com vários bolsistas, professores contratados, então a gente tem a possibilidade de ofertar esse trabalho”, comenta.

Além disso, outro ponto que a coordenadora levanta diz respeito à preocupação com a dificuldade do translado dos participantes até o câmpus, como no caso do grupo que vem de Rebouças. “A questão do transporte tem sido um desafio, porque a gente sabe que isso inviabiliza a vinda do idoso para cá. Ainda estamos na busca para conseguir o transporte. Então essa semana o pessoal de Rebouças vem, semana que vem nós vamos até eles e vamos tentando ajustar até eles conseguirem vir”, pontua a docente.

Inscrições da Uati seguem abertas

Podem se inscrever no projeto pessoas com 55 anos ou mais. A matrícula pode ser feita pelo telefone (42) 3421-3070, pelo Whatsapp (42) 9804-6213 ou pessoalmente na Uati. O atendimento é feito na sala 106 do prédio principal do Câmpus de Irati, de segunda à sexta, das 13h30 às 17h30.

“Importante lembrar que as atividades vão ser gratuitas e que a pessoa também pode vir sem compromisso, experimentar, conhecer”, reforça Cinthia.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.