Café com Arte propõe diálogo dos alunos do Programa de Residência Artística da Unicentro com a comunidade

O Programa de Residência Artística da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promove, nesta quarta-feira (11), o evento Café com Arte. Das 19h às 20h, no Mezanino do Barracão de Artes Visuais, os participantes poderão acompanhar o desenvolvimento de obras dos residentes e interagir com os artistas.

O evento propõe um espaço de diálogo e de troca de ideias e experiências entre os residentes e a comunidade em geral. Os artistas irão compartilhar suas descobertas do ato um, que é a confrontação com desejos artísticos, e as primeiras evidências do ato dois, em que começam a dar forma às ideias. “Essa será a segunda roda de conversa, que ocorre durante a fase de ‘confronto com a realidade’, o foco será em refletir sobre os desafios encontrados pelos artistas durante a fase de experimentação e confronto com suas ideias no mundo material. Esta roda de conversa será um momento para compartilhar os obstáculos e dificuldades que surgiram durante a experimentação prática, seja em relação a materiais, técnicas ou conceitos”, explica a coordenadora da Residência Artística, a professora Desirée Melo.

O diálogo com o público inclui desafios enfrentados e solucionados pelos residentes. Além disso, a discussão também abarca “erros” que surgiram no processo e que podem ter influenciado e redirecionado a obra. “Nesta roda de conversa, os artistas também são incentivados a revisitar suas intenções iniciais e observar como suas obras evoluíram até esse ponto, preparando o terreno para a fase final de refinamento e síntese”, finaliza a professora.

Quem tem interesse em participar deve preencher o formulário para certificação.

Sobre a Residência Artística – A Residência Artística é um programa voltado para artistas que buscam aprofundar a compreensão de seus próprios processos criativos. Estruturada em torno de encontros semanais, a residência oferece um espaço de experimentação e reflexão, onde os participantes são incentivados a explorar suas criações à luz da filosofia de Charles Peirce.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.