Alunos do curso de Fisioterapia desenvolvem e-book sobre cuidados com a saúde dos pés

Buscando orientar a população sobre a importância da saúde dos pés, um grupo de alunos do curso de Fisioterapia da Unicentro, sob a orientação da professora Aline Cristina Carrasco, desenvolveram o e-book “Educação em Saúde para Cuidados com os Pés”. O material é fruto de um projeto de iniciação científica e visa compartilhar informações de fácil acesso sobre como manter os pés saudáveis, oferecendo também exercícios que podem ser feitos em casa.

A iniciativa surgiu da experiência da professora Aline, que conduzia um estudo sobre a avaliação de tipos de pés e presença de dor. Durante sua pesquisa, ela encontrou inspiração em um e-book da Universidade de São Paulo (USP) que abordava cuidados com a região cervical. “A ideia surgiu de um trabalho feito por mim sobre avaliação de tipos de pés e presença de dor. Pesquisando sobre o assunto, encontrei na página da USP um e-book premiado para cuidados na região cervical, e eu achei ótima a linguagem. Então, decidi trabalhar uma iniciação científica para fazer algo parecido, mas sobre cuidados com os pés”, relata a professora.

O e-book foi desenvolvido com o apoio dos alunos Lais Eduarda Michalczyszyn, Maria Heloiza Piuco, Milena Andrade, Josiane Dobuchak, Wesley Tiemme Lucas e Karoline Penteado da Luz, que realizaram uma extensa pesquisa científica para reunir informações baseadas em evidências. O objetivo do grupo foi transformar esse conteúdo técnico em uma linguagem acessível para o público em geral, contemplando todas as faixas etárias. O resultado foi um material que inclui explicações didáticas sobre o funcionamento dos pés, dicas de cuidados e exercícios que podem ser feitos em casa para garantir a saúde dessa região do corpo.

O e-book também busca conscientizar sobre a importância de cuidados diários, prevenindo problemas futuros e promovendo o bem-estar. “Foi feita inicialmente a parte de pesquisa científica, com a seleção de materiais sobre o assunto, e dessa leitura científica, transformamos numa linguagem mais acessível para todos poderem compreender”, explica Aline.

Aqueles que desejam saber mais sobre o conteúdo e explorar as dicas e exercícios podem acessar o e-book pelo link: unicentro.br/cuidadopes. Confira também um vídeo explicativo com exercícios e informações sobre o e-book no Instagram da Unicentro.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.