Palestra “Campos e conflito: praticismo x sólida formação teórica” movimenta 4º Encontro do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia

O 4º Encontro do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia trouxe aos participantes, na última quinta-feira (5), a palestra “Campos e conflito: praticismo x sólida formação teórica”, ministrada pela professora Marilda Gonçalves Dias Facci, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “É um trabalho consagrado dentro do campo da Pedagogia. Na tese, ela discute essa necessidade de retomar a formação teórica, de o professor compreender os conteúdos em que ele está inserido e os que ele precisa ensinar. Ela foi escolhida justamente para trazer essa discussão, por ter um debate mais qualificado sobre essa temática”, comenta o coordenador do 4º Encontro do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia, professor Saulo Rodrigues de Carvalho, do Departamento de Pedagogia da Unicentro.

Durante a palestra, a professora trouxe uma visão da psicologia histórica e cultural para os participantes, além de uma discussão sobre a importância da teoria na formação de professores e uma análise crítica em relação à prática. “Eu acho que essa temática faz as pessoas pensarem na necessidade de ter uma base teórica para realizar uma atividade. Também acho que auxilia a pensar no quanto o homem, no sentido genérico, precisa realmente se apropriar da cultura para que ocorra o processo de humanização”, pontua a professora e psicóloga, Marilda Gonçalves Dias Facci.

As alunas do 4º ano de Pedagogia, Emily de Paula e Kaline Karas, ficaram satisfeitas com a temática abordada e acreditam que o conteúdo apresentado pode agregar ainda mais na formação acadêmica. “Acredito que essa temática de falar dos profissionais pedagogos em todos os outros ambientes cria uma nova possibilidade de divisão de trabalho, não só de trabalhar em sala de aula com as crianças, mas também em outras áreas que são muito diversas e a gente acaba conhecendo apenas nesses eventos”, comenta Emily. “É importante trazer esses outros profissionais e mostrar a diferença que há entre várias universidades, a metodologia aplicada em cada universidade, então, trazê-los enriquece a nossa formação”, complementa Kaline.

Além da palestra, a noite também contou com duas apresentações culturais: a performance-ritual “Po-éticas da corpa-d’ewê”, da pedagoga Djankaw Kilombola; e uma apresentação de dança do grupo Projeção: Projeto Jovens em Ação.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens