Unicentro é destaque na Feira Inovação Agro 2024

A evolução do meio agrícola é fato inquestionável atualmente. No agronegócio, a inovação aparece por meio do uso de diversas tecnologias, entre elas, estão as responsáveis pela automação de processos, análise de culturas e previsibilidade de produção. Os estudos que embasam e criam esses novos mecanismos saem, muitas vezes, de dentro das instituições de ensino. É por isso que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) marcou presença na Feira Inovação Agro, realizada nos dias 27 e 28 de agosto de 2024, em Guarapuava.

Alunos apresentando a SandBox

O evento, que tem como objetivo fomentar novas tecnologias, o empreendedorismo e o desenvolvimento dos produtores rurais da região, reuniu produtores rurais, empresas do setor agro, instituições de ensino, representantes do poder público e outros atores do ecossistema de inovação para o agronegócio.

No estande da Unicentro, dois projetos destaques criados dentro da universidade foram apresentados. Vinícius Zanlorenzi, aluno do sexto período de Agronomia, apresentou três inovações que estão sendo desenvolvidas na universidade: o “SandBox”, um projeto de realidade aumentada para educação e capacitação técnica; o “Projeto Lúpulo”, que estuda a adaptação de quatro cultivares de lúpulo à região de Guarapuava; e o projeto de “Aeroponia da Batata”, um sistema alternativo de manejo para a produção de sementes. “A participação em eventos como este é fundamental para a formação dos alunos, pois proporciona uma ponte entre a inovação tecnológica, instituições de pesquisa e o mercado agrícola”, destacou Vinícius.

Mônica Rios – Trabalho Lúpulo

Mônica Rios, aluna da pós-graduação em Agronomia, também esteve presente no estande, apresentando seu projeto de pesquisa com lúpulo. “É uma cultura nova no Brasil, com poucas pesquisas sendo realizadas. Participar deste evento é uma oportunidade única de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo na Unicentro e de contribuir para o avanço da agricultura regional”, comentou Mônica.

Ideathon – Paralelamente, seis alunos do curso de Big Data no Agronegócio participaram como ouvintes do evento e também do Ideathon, uma competição promovida pelo Sistema FAEP que desafia estudantes a desenvolverem ideias de negócios inovadoras para o agro. Nesta edição o desafio foi encontrar soluções para a produção olerícola alinhadas às demandas do mercado.

Dentre os participantes, três alunos da Unicentro conquistaram posições de destaque: Isaac Kosmos, que integrou o grupo vencedor, Miguel Torquato, que fez parte do grupo que conquistou o segundo lugar, e Júlia Mielczarski, que integrou o terceiro colocado. “A sensação é euforia, por perceber que a ideia foi bem compreendida e tem potencial de se tornar algo maior, uma startup por exemplo”, comentou Julia.

Visitantes no estande da Unicentro

“Essa experiência foi extremamente valiosa, pois além de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, pudemos estabelecer contatos com profissionais da área e entender melhor as necessidades do setor”, afirmou César, aluno do segundo semestre do curso.

A coordenadora do curso de Big Data no Agronegócio, Carolina de Paula, ressaltou a importância da participação dos alunos em eventos como o Inovação Agro. “Essas iniciativas proporcionam uma aproximação valiosa entre os estudantes, professores e o mercado, além de demonstrar que o que estudamos no curso tem aplicação prática e demanda real. É uma oportunidade de abrir a mente dos alunos e mostrar que o conhecimento adquirido pode ser transformado em soluções inovadoras para o agronegócio”, afirmou Carolina.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.