Alunas da Unicentro retornam de mobilidade acadêmica no Canadá

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais, possibilita que os alunos vivenciem a mobilidade acadêmica em diversos países. Para quem tem interesse, uma das alternativas oferecidas pela instituição é o programa Mitacs Globalink Research Internship, que concede bolsas para estudantes realizarem projetos de pesquisa em universidades canadenses. Uma das estudantes que foi para o Canadá por meio do Mitacs é Wilma Maria Vieira, do curso de Publicidade e Propaganda. Durante as doze semanas em que ficou no país, a acadêmica trabalhou no Cyber Science Lab no Departamento de Ciência da Computação, da Universidade de Guelph.

Durante a estadia, Wilma desenvolveu três grandes projetos – gerenciamento de redes sociais; criação de um podcast; e elaboração de uma série de vídeos. “O primeiro foi o gerenciamento de todas as redes sociais do Cyber Science Lab, contando com design, audiovisual, copywriting, planejamento e cobertura de eventos. Além disso, realizei a criação do CSL Podcast que possui três temporadas, focando em cada uma das áreas que o laboratório tem a expertise, sendo Autonomous Cybersecurity, Agrifood Security e Researchers Insights. Por fim, realizei uma série de vídeos para conscientização de fazendeiros e produtores sobre as vulnerabilidades de suas tecnologias em relação aos ataques cibernéticos”, explica.

A experiência, como afirma Wilma, é enriquecedora, pois possibilitou que ela trabalhasse com grandes profissionais e fosse desafiada a solucionar problemas por meio da comunicação. “Durante esse período aprendi não apenas sobre comunicação, mas também sobre gestão de pessoas, gerenciamento de crise e muito sobre segurança cibernética”, compartilha. Além disso, a estudante aconselha que outros alunos também se permitam vivenciar a experiência da mobilidade acadêmica. “Gostaria de incentivar todos os alunos a participarem e se desafiarem a viver uma experiência como essa, pois nos  transforma e nos torna melhores profissionais e pessoas”, completa.

Amanda Wartchow, do curso de Ciências Biológicas, também ficou no Canadá durante doze semanas pelo Mitacs Globalink Research Internship. Ela esteve na Universidade de Lethbridge, na província de Alberta, e desenvolveu dois projetos durante a estadia. Em um deles ela trabalhou com genética de populações. “Foi um projeto de verão, que era do laboratório inteiro, para trabalhar a maneira como a geografia do local influencia na genética de populações de algumas espécies de insetívoros aéreos”, contextualiza.

O segundo projeto tinha como foco uma espécie ameaçada de extinção, o Greater sage-grouse (Tetraz-cauda-de-faisão, no português). “O governo do Canadá translocou alguns indivíduos de outros locais para o Canadá para tentar reestruturar a população. O que eu fiz foi verificar se esses animais que estavam sendo translocados, ou se os outros animais que já existiam lá, estavam se reproduzindo e se os filhotes estavam também gerando mais descendentes”, explica.

Amanda afirma que a mobilidade agregou na área acadêmica e profissional, pois ela pode experienciar como o trabalho de sua área é feito fora do Brasil. “Ter essa variedade, esse olhar diferente de como as coisas são feitas em um laboratório do exterior, naquele laboratório específico e no meu laboratório no Brasil amplia muito a minha visão sobre como fazer as coisas”, avalia.  Além disso, o período em que ficou fora também foi vantajoso para o seu desenvolvimento pessoal, por meio do convívio com diferentes pessoas e culturas. “Durante essa experiência tive um grupo bem grande de amigos. Eram mais ou menos treze pessoas de, pelo menos, seis ou sete países diferentes. Isso é maravilhoso, você ter contato com diferentes línguas, diferentes comidas, diferentes jeitos de ser e diferentes culturas e realidades. Foram momentos que me marcaram, que vão ficar na minha memória para sempre”, finaliza.

Para os alunos de graduação e pós-graduação de nível mestrado que têm interesse em realizar mobilidade acadêmica, o Mitacs Globalink Research Internship está com as inscrições abertas até o dia 18 de setembro. Para mais informações sobre projetos e pré-requisitos, basta acessar o site do programa.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.