Unicentro participa do 3º Encontro de Gestores e Gestoras de Educação a Distância da Abruem

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), representada pelo reitor Fábio Hernandes, e pela professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, participou do 3º Encontro de Gestoras e Gestores de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) em Maceió (AL).

O Encontro de Gestores e Gestoras de EaD foi promovido pela Câmara de EaD/UAB e Tecnologias Educacionais da Abruem, que tem como presidente o reitor Fábio Hernandes e, como secretária, a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel.

Durante a abertura das atividades, o presidente da Câmara de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais da Abruem e reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destacou que a Educação a Distância “tem o grande e imprescindível papel de levar, ou seja, democratizar, o Ensino Superior de qualidade a todo o nosso Brasil”. O reitor ressaltou, ainda, que “a Educação a Distância tem transformado vidas, tem levado dignidade e qualidade de vida a muitas pessoas e família que não teriam esta possibilidade se não fosse a EaD”.

Nesse sentido, o evento reuniu gestores de todo o Brasil para debater sobre o alinhamento de estratégias que possam contribuir com o aprimoramento de práticas de gestão, processos de ensino aprendizagem, projetos em rede e outros aspectos relacionados à modalidade EaD. Para isso, a edição trouxe como tema os “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância”. No painel de abertura, o diretor de EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antônio Carlos Amorim, falou sobre os “Referenciais e Normativas para a EaD: Diálogos em Perspectivas”.

Resultados – Durante o evento, a professora Maria Aparecida Crissi Knuppel apresentou o eBook “Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores: Pedagogical DigCompEdu Reloaded”, que tem como autores os professores José António Moreira; Sara Dias-Trindade; Maria Aparecida Knuppel; e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra.

O livro digital é fruto do projeto Napi: Educação do Futuro e tem como avaliar o nível de competências digitais dos professores para criação e desenvolvimento de novas ecologias e ecossistemas de aprendizagem. O estudo busca, ainda, avaliar as competências de docentes para promoção de atividades de aprendizagem on-line, comunicação assíncrona e síncrona, desenvolvimento de práticas de avaliação on-line e formação de estudantes para o trabalho em ambientes digitais. “A partir desse levantamento, desses níveis de proficiência, nós vamos elaborar, na sequência, aqui no Paraná, uma série de cursos que serão disponibilizados aos professores de forma virtual também, para que eles possam gradativamente ir aperfeiçoando seu nível de competência”, pontua a professora Maria Aparecida. “Hoje é uma necessidade, à medida que o professor adquire cada vez mais uma competência pedagógica digital, melhora a sua atuação no processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, também gera um aprendizado para os estudantes em relação ao digital”, finaliza.

Por Maíra Machado, com informações de Abruem e Uncisal

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.