Abertura da 31ª Semana da Pedagogia na Unicentro é marcada por palestra e apresentações culturais

O Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu início à 31ª Semana de Pedagogia e ao 4º Encontro do Fórum Paranaense dos Cursos de Pedagogia (Forped). Neste ano, o tema central do evento convida a refletir sobre a Pedagogia em todos os espaços, reconhecendo que a formação e a emancipação do indivíduo transcendem os limites das salas de aula. “A nossa Semana de Pedagogia tem por objetivo promover uma discussão dos temas importantes e relevantes que articulam a formação do pedagogo. Além de divulgar a produção científica dos nossos acadêmicos, dos nossos professores e também apresentar um pouco sobre os projetos de extensão e o nosso programa de extensão, que é desenvolvido no curso a partir dos projetos de cada ano”, comenta a chefe do Departamento de Pedagogia da Unicentro, Melissa Rodrigues da Silva.

A abertura do evento contou com apresentações culturais do Centro de Artes La Bayadere e do Studio de Danças Bruna Pacheco, além de uma palestra com o tema “A formação e a emancipação do indivíduo, um olhar sensível por meio da cultura e arte”, ministrada pela professora Giovana Bianca Darolt Hillesheim, do Instituto Federal Catarinense – IFC Rio do Sul.

Durante a palestra, a professora explicou sobre como aprimorar o psiquismo por meio dos sentidos – como o olhar, a visão e a audição. “Um profissional que tem os seus sentidos mais aprimorados, mais acordados, ele está mais consciente nas suas escolhas. Quando a gente faz uma escolha, as sinapses que a gente faz no cérebro para mobilizar, para fazer essas escolhas são acordadas pelos nossos sentidos. Então a gente tem informações visuais, estáticas e sonoras. Com isso, podemos ser um profissional com um pouco mais de consciência no processo de trabalho”, explica a palestrante.

Para os participantes, o evento é responsável por agregar conhecimento tanto na área profissional quanto pessoal. “A gente adquire muito conhecimento nas oficinas, nos minicursos e mesas redondas. Essa interação entre os alunos de Pedagogia é muito boa. Em relação à interação com os professores, às vezes abre portas para o futuro e oportunidades para os próprios alunos ministrarem minicursos, palestras e outras atividades”, comenta a estudante do 4º ano de Pedagogia, Júlia Pinheiro.

Na abertura das atividades, a diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli de Oliveira Machado, representando a reitoria da Unicentro, expressou o desejo de que os participantes “aproveitem ao máximo, porque é muito gostoso ter a oportunidade de sair da sala de aula, sair daquele dia a dia comum, de trocar experiências, de conhecer gente de fora, de escutar outras opiniões e também ter a oportunidade de debater outros assuntos”, disse.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens