2º Colóquio de Letras da Unicentro inicia com discussão sobre literatura e linguagens na sociedade midiática

Do mundo das letras às letras no mundo: saberes, diálogos e ações” é o tema do segundo Colóquio de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A abertura do evento foi realizada na noite da última segunda-feira (2) com a presença de autoridades da universidade e uma palestra. A programação do evento segue até quinta-feira (5).

A pauta da noite ficou a cargo da professora, pesquisadora e escritora – membro da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava – Áurea Domingues da Luz. A temática abordada foi literatura e linguagens na atual sociedade midiática, no contexto profissional do letrólogo. “O propósito é dialogar sobre o contexto social contemporâneo e a influência da linguagem midiática, do campo digital, da comunicação, da linguagem do nosso dia a dia, das universidades e do meio acadêmico. É a reflexão sobre a influência das diversas linguagens que esses meios trazem, que estão permeando todo esse contexto social”, explica Áurea.

O colóquio é planejado e organizado por graduandos, além de ter o envolvimento de alunos do programa de pós-graduação em minicursos, conferências, mesas redondas e comunicações orais. A expectativa é de que a semana seja uma oportunidade para os acadêmicos buscarem conhecimento além das aulas. “Esse é um momento em que nós saímos da sala de aula, mas isso não significa que a gente não continue aprendendo e construindo novos conhecimentos. Nós temos boas expectativas e esperamos que os nossos alunos participem ativamente das atividades”, compartilha a chefe do Departamento de Letras, Luciane Baretta.

O Colóquio é uma integração entre as duas habilitações do curso de Letras – Português e Inglês – e traz como foco nas atividades o mundo do trabalho. “É pensar a função do que a gente chamaria de letrólogo. Como que a gente olha na nossa contemporaneidade multicultural, com as questões digitais, qual é o papel do professor nesse contexto a partir das nossas práticas de ensino, pesquisa e extensão na universidade”, pontua a coordenadora do evento, professora Daniela Silva..

A mesa de autoridades também foi composta pelo vice-diretor do Setor de Humanas Letras e Artes (Sehla), Ademir Nunes Gonçalves, que destacou os desafios enfrentados por futuros licenciados em um mundo acelerado, digital e que se modifica constantemente. “Qual é o grande desafio de nós que estamos na licenciatura, que estamos nos formando na licenciatura e que estamos nos qualificando nos cursos de mestrado e doutorado dentro das licenciaturas? Acompanhar as mudanças sem perder as essências, neste momento tão crucial e tão singular que nossa sociedade está vivendo nos dias de hoje”, disse.

O vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik, também presente na abertura do evento, relembra as conquistas já alcançadas pelo departamento, entre elas a aprovação do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL), que hoje tem conceito cinco e reflete os esforços de alunos e professores. “Que esse evento que está na segunda edição possa chegar a décima edição. Que o PPGL, que agora está no conceito cinco, que quando esse colóquio estiver na décima edição, seja conceito sete. Isso é motivo de muito orgulho para a nossa instituição, isso é fruto de um trabalho de dedicação e de empenho”, finaliza.

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens