Pesquisa da Unicentro recebe menção honrosa no V CoBICET

Uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudos ‘Vamos nos Movimentar’, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), recebeu menção honrosa durante o V Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBICET). Organizado por instituições de ensino de todo o país, o evento virtual ocorreu entre os dias 26 e 30 de agosto.

Intitulado “A importância da linguagem do corpo em movimento para professores de crianças”, o trabalho ficou entre os dez melhores na área de Ciências da Saúde. A pesquisa, vinculada ao Departamento de Educação Física do Câmpus de Irati, destaca os benefícios de educadores incorporarem jogos e brincadeiras como estratégias pedagógicas, além da importância de praticar atividades físicas com frequência.

Coordenadora do grupo, a professora Debora Gomes conta que o estudo foi sistematizado a partir de experiências em um projeto de formação continuada para professores de crianças, realizado pela docente desde 2003, com o objetivo de inserir mais atividades que movimentam o corpo no ambiente escolar.

Atividade formação já foi realizada em quase 30 municípios. (Foto: Acervo Pessoal)

“A linguagem do corpo em movimento é fundamental para o desenvolvimento humano em seu processo de nascer, crescer, aprender, desenvolver e envelhecer com qualidade de vida. Apesar da maioria dos envolvidos concordarem com isso, percebemos que no cotidiano escolar, atividades sistematizadas que envolvem a linguagem do corpo são oferecidas em pequena quantidade, poucas vezes por semana”, detalha a docente.

Ofertada em quase 30 municípios, a formação reforça a importância de experiências físicas e motoras no processo de ensino e aprendizagem, bem como o impacto de jogos, brincadeiras e atividades rítmicas no desenvolvimento infantil. “Ela já foi realizada em 27 municípios do Paraná e um de Santa Catarina. Foram mais de mil horas de formação presencial ofertadas por meio de cursos, oficinas, palestras, disciplinas de especialização e graduação. No período de pandemia, além de formação online, foram produzidos vídeos para o Youtube, que contabilizam mais de 7 mil visualizações”, destaca Débora.

De acordo com o trabalho premiado, o educador que pratica atividade física com frequência tem uma tendência maior a propor jogos e brincadeiras em sala de aula. “Partimos do princípio de que o corpo é resultado das experiências e do meio social no qual estamos inseridos. Logo, adultos sedentários ou com baixo nível de aptidão física tendem a não oferecer ou oferecer o mínimo necessário de vivências ativas para as crianças no contexto escolar”, afirma.

Desde 2022, a formação continuada para professores faz parte do projeto de extensão ‘UniMooving’ que, além do grupo de estudos, conta com um grupo artístico-cultural e promove aulas de dança e ginástica semanais para a comunidade interna e externa à universidade.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.