Unicentro recebe palestra “Caminhos e preparos para estudar no Japão”

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, nesta sexta-feira (30), o representante do programa “Study in Japan”, Álvaro Kanasiro. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, do governo japonês, e tem como objetivo convidar estudantes de outros países para estudar no Japão.

A palestra, contextualiza a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, Cibele Krause Lemke, faz parte de uma missão japonesa promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e abrange as sete universidades estaduais do Paraná. “Essa iniciativa acontece como preparação para uma missão que nós vamos receber em fevereiro de 2025 de universidades japonesas. É uma missão que tem um foco bastante específico na área de tecnologia em alimentos e nós esperamos ir construindo parcerias e ir aguçando o olhar e a curiosidade da nossa comunidade acadêmica em relação às oportunidades de estudo e pesquisa no Japão”, explica.

Durante a palestra, o professor Álvaro Kanasiro explicou sobre o funcionamento das universidades japonesas, as bolsas de estudos ofertadas para alunos de graduação e pós-graduação, além dos concursos para alunos internacionais. “A ideia é que os estudantes da Unicentro saiam daqui encorajados e sabendo que eles têm capacidade de fazer intercâmbio e com informações e possibilidades concretas reais de fazer intercâmbio para o Japão”, comenta o professor.

Além disso, ele também trouxe dicas para os alunos que se interessarem pela mobilidade. “O primeiro ponto é confiar em si mesmo, confiar no próprio sonho de querer fazer intercâmbio para o Japão, o segundo ponto seria a habilidade linguística e o terceiro ponto é estudar como é que funcionam os processos de admissão, a documentação, os termos burocráticos, mas esse terceiro ponto eu estou aí para ajudar no que for possível”, comenta.

João Tiago Gaspar, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras, destaca que a apresentação sobre as oportunidades nas instituições japonesas “é de extrema importância porque é muito difícil para o estudante da graduação saber que existem essas possibilidades”, comenta.

Durante a visita, além da palestra no Câmpus Santa Cruz, o professor Álvaro ainda teve um encontro com a reitoria da universidade e também fez a apresentação do programa no câmpus Cedeteg.

Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.