Unicentro comemora 54 anos do Ensino Superior em Guarapuava

Tudo começou em 1970, quando a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig) foi fundada. De lá para cá, o município vivenciou grandes avanços na ciência, a abertura de inúmeros novos cursos e a formação de profissionais qualificados nas mais diversas áreas. Foi justamente a partir da fusão entre a Fafig e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (Fecli) que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) nasceu.

Diante de tantas transformações e evoluções, na última quarta-feira (28), a universidade comemorou os 54 anos do Ensino Superior em Guarapuava, que iniciou com a Fafig. “Para a Unicentro e para o Ensino Superior da cidade ,completar 54 anos é um motivo de muita conquista, de muito orgulho. Claro, se pensar em outras universidades mundo afora, é uma universidade jovem, é uma universidade recente. Mas, o pontapé inicial foi dado e agora compete à toda a comunidade acadêmica, professores, alunos e funcionários levar adiante o legado idealizado lá atrás”, comenta o vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik.

O evento foi realizado junto com o segundo encontro da Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro (Adau). Os professores que integram esse projeto fizeram parte da história da universidade e permanecem em contato com a vida acadêmica, mantendo, assim, uma forte ligação com a instituição. “Nós queremos continuar sempre participando da Unicentro, porque antes da existência da Adau, os professores se aposentavam e encerravam a sua carreira, não tinham mais ligação nenhuma (com a universidade)”, compartilha o presidente da associação, Ronaldo Jorgensen.

Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, os docentes que compõem a Adau foram os precursores que permitiram que o Ensino Superior público de Guarapuava tomasse os rumos da transformação. “É uma grata satisfação poder estar vivendo este momento na questão da Universidade, com ex-professores e professores que marcaram a história da antiga Fafig”, afirma.

O momento da festividade também foi marcado por uma homenagem dedicada a professores que começaram com a Fafig – Ronaldo Canto Jorgensen; Nelson Zagorski; Déa Maria Ferreira; Ruth Rieth Leonhardt; e Deris Souza Matos. Além disso, o Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc) recebeu a doação de um jornal de 1973, no qual consta uma matéria sobre a primeira formatura da Fafig, e de documentos que registram a legalização de propriedade do terreno e dos prédios da mesma instituição. Assim, essa história que será contada tantas outras vezes para as futuras gerações, ficou ainda mais enriquecida.

Também estiveram presentes na celebração a comunidade acadêmica, servidores, estudantes e estagiários, além da diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli de Oliveira Machado, e do diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara. Após a comemoração, destaca o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas, a Unicentro segue na missão educacional e de progresso com a sociedade. “Hoje nós vemos os frutos dessas pessoas vitoriosas, que levantaram a bandeira do ensino superior sendo confirmados por essa geração que está hoje estudando, sendo agente universitário, estagiário, estudante, professor. Então, para a Unicentro é uma alegria, é um momento de agradecimento à Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro. Que possamos comemorar muitos outros 54 anos da vida do Ensino Superior aqui na nossa cidade”, finaliza.

Por Ana Fávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens.