Saúde mental é tema da abertura da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho da Unicentro

Começou nesta segunda-feira (26) a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho (Sipat) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), o evento conta com atividades nos três câmpus da universidade até a próxima sexta-feira (30).

“O objetivo é trazer informações que colaborem com a melhoria do ambiente de trabalho dos nossos agentes, professores, terceirizados, estagiários e alunos, assim como trabalhar em especial a questão do assédio, que é uma temática que vem sendo abordada bastante na universidade”, explica a presidente da Cipa e vice-diretora do Câmpus Cedeteg, professora Aline Marques Genú.

A abertura da Sipat aconteceu no Câmpus de Irati e foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Unicentro (Foto: Coorc)

Realizada no Câmpus de Irati com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Unicentro, a abertura da Sipat tratou de “Saúde mental e trabalho”. Responsável pela palestra, a professora Claudia Regina Magnabosco Martins, do Departamento de Psicologia (Depsi), trouxe um contexto geral sobre o tema, assim como dados de um levantamento feito pela Cipa junto aos servidores da Unicentro.

“Pensar a saúde mental dentro desta Semana é cuidar da condição para que cada um de nós tenha espaço para a nossa saúde mental, mas também para que sejamos responsáveis pela saúde mental dos outros. E que a instituição, sobretudo, consiga também assumir a sua responsabilidade de criar políticas contrárias à violência, favorecedoras de relações mais saudáveis e com disponibilidade institucional para cuidar de todos nós”, pontua a docente.

Reitor da Unicentro, o professor Fábio Hernandes reforçou a importância da realização do evento que, segundo ele, marca um primeiro ciclo após a implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio no último ano. “Nós estamos sempre trabalhando por uma universidade melhor, onde as pessoas se sintam mais seguras e a Cipa veio para isso. Temos a certeza que a Unicentro vai ampliar suas ações, buscando sempre o bem-estar para todos da comunidade universitária”, enfatiza o reitor.

Programação da Sipat

Para os próximos dias, a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho da Unicentro prevê diferentes palestras e atividades nos câmpus Cedeteg, Irati e Santa Cruz. Entre os tópicos estão o combate aos diversos tipos de assédio, dados sobre a saúde dos trabalhadores da universidade e práticas de prevenção a acidentes de trabalho. “Por exemplo, a gente vai ter uma palestra específica sobre como andar em canteiros de obras. Nós temos várias obras em andamento na universidade, em todos os nossos câmpus, então é importante saber como estar nestes locais para evitar que problemas aconteçam”, pontua a professora Aline.

“Nós precisamos estar focados sempre na construção de um ambiente adequado, saudável e humanizado. E a Cipa e a Sipat caminham nesse sentido, trazendo à tona assuntos que precisam ser debatidos, procurando gerar conscientização, mas, sobretudo, buscando que as pessoas incorporem essas ideias ao ambiente de trabalho, na segurança do trabalho, nas ações contra o assédio de todas as formas. Que elas incorporem isso, que traduzam isso em práticas e sejam, inclusive, replicadores para as demais pessoas”, salienta o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Robson Ferrás.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.