Projetek: Unicentro é a instituição que mais entregou projetos à comunidade

O Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Projetek) foi destaque no Prêmio Excelência em Competitividade, do Centro de Liderança Pública (CLP). O programa do Governo do Estado é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)  como resposta à necessidade de impulsionar a inserção de projetos em Building Information Modeling (BIM), uma nova modelagem de projetos de construção. “Podemos dizer que este prêmio é de toda a comunidade, dos bolsistas, dos orientadores. A alegria é muito grande, porque a Unicentro é uma das universidades que mais encaminhou o projeto à região”, comenta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Projetek iniciou as atividades em 2022 e, até agora, já entregou 25 projetos à comunidade. Com a implantação da metodologia BIM, a universidade pode aplicar os projetos de engenharia de forma segura. “A gente tem um decreto para os órgãos públicos que temos que elaborar toda a nossa documentação de obras, orçamento, memoriais, todos usando essa metodologia que visa reduzir o número de aditivos nas obras e antecipar problemas que possam surgir durante a execução”, explica a coordenadora institucional do Projetek na Unicentro, Melissa Cuco. “O Projetek ainda ajuda sendo um apoio para as prefeituras ou instituições beneficiadas, tanto para conseguir um recurso com a elaboração de projetos  quanto para as licitações das obras”, destaca.

Estar no ranking como uma das universidades que mais entregou projetos, avalia o reitor Fábio Hernandes, é muito importante tanto para a Unicentro quanto para a comunidade. “Isto mostra o compromisso nosso com o desenvolvimento regional e também nos dá ainda mais forças e entusiasmo para continuar desenvolvendo projetos desta natureza e também a responsabilidade, porque temos que entregar mais e mais projetos. Fica aqui nossos parabéns a todos os envolvidos”, conclui o reitor.

Confira os projetos entregues pela Unicentro –

Unicentro:

Projeto da Reforma e adaptação do Bloco N e do Bloco K, no Câmpus Santa Cruz (finalizado);

Projeto de Reforma para Loja da Unicentro (em andamento)

Nova Tebas:

Projeto 1: Ampliação da Creche Pequeno Príncipe;

Projeto 2: Centro Cultural (em andamento);

Projeto 3: Projeto de Prevenção de Incêndio e Desastres para a Escola Emiliano Perneta.

Santa Maria do Oeste:

Projeto 1: Casa popular, a qual será replicada e locada em um complexo de edificações (em andamento);

Projeto 2: Centro de Memória e Cultura (em andamento);

Projeto 3: Barracão de Resíduos (em andamento).

Nova Cantu:

Projeto 1: Espaço esportivo na Praça Guarani – quadra sintética e de vôlei de areia

Projeto 2: Reforma e ampliação da quadra poliesportiva.

Pitanga (IFPR):

Projeto 1: Estudo para orçamento da construção de passarelas/cobertura das calçadas que ligam blocos didáticos e a entrada do campus para proteger os estudantes;

Boa Ventura do São Roque:

Projeto 1: Projeto de um museu em local que sofreu danos por incêndio (em andamento);

Foz do Jordão:

Projeto 1: Centro de Convivência de Idosos;

Projeto 2: Portal na entrada da cidade de Foz do Jordão.

Associação dos Municípios do Centro do Paraná – Amocentro:

Projeto 1: Ampliação e reforma da sede da Associação dos Municípios do Centro do Paraná – Amocentro.

Turvo:

Projeto 1: Readequação de três fachadas da prefeitura do município de Turvo, além da modelagem de um novo paisagismo para a praça em frente a entrada principal da edificação.

Nova Laranjeiras:

Projeto 1: Centro de Convivência de Idosos – adaptação do projeto de Foz do Jordão (em andamento).

Reserva do Iguaçu:

Projeto 1: Adaptação de estrutura de obra inacabada para sala de secretarias (finalizado).

Projeto das Unidades de Valoração de Resíduos dos municípios de: Agudos do Sul, Pinhalão, Boa Ventura de São Roque, Inácio Martins, Balsa Nova e Mandirituba.

– Projetos complementares para construção de 300 Creches no Estado do Paraná.

Por Viviane Moreira,  com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.