Unicentro conduz 4º encontro da Cátedra Aberta da Rede Zicosur

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi responsável por conduzir as atividades do 4º encontro da Cátedra Aberta da Rede Zicosur nesta quinta-feira (22). A temática “Diagnóstico organizacional das instituições da Rede Zicosur para adoção de tecnologias avançadas” foi apresentada pelo reitor Fábio Hernandes e pelo professor Sandro Rautenberg, do Departamento de Ciência da Computação, com o objetivo de propor um levantamento sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nas universidades da Rede.

De acordo com o reitor Fábio Hernandes, na última reunião do Fórum dos Reitores da Rede Zicosur, que ocorreu em abril na cidade de Salta, foi decidido que a Unicentro faria um levantamento sobre o uso da IA nas universidades da rede. “Trabalhando ao longo desses meses, nós vimos que não bastaria comentar sobre a IA generativa, mas sim pensar em um diagnóstico geral das nossas instituições quanto à adoção de tecnologias avançadas”, contextualizou o reitor. “Nessa Cátedra, apresentamos o formulário que nós aplicaremos para verificar como as nossas universidades estão se comportando em relação à adoção de novas tecnologias no seu sentido mais amplo”, completou.

Apresentação do professor Sandro Rautenberg no 4º Encontro da Cátedra Aberta da Rede Zicosur

Na apresentação do tema, o professor Sandro Rautenberg falou sobre a evolução da tecnologia trazendo um resumo histórico da utilização de recursos informacionais e computacionais. Além disso, o docente também abordou questões sobre como a tecnologia é usada, atualmente, para manipular dados, informações e conhecimento. “O objetivo principal da apresentação foi apontar que, para utilizar tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, como o caso do Chatgpt ou do Copilot, as universidades deveriam considerar que o uso dessas tecnologias depende da sinergia de cinco pilares: os processos organizacionais e de ensino-aprendizagem, o conteúdo digital a ser utilizado (os dados), a cultura organizacional, as tecnologias adotadas e, principalmente, as pessoas”, ressalta o professor. “O survey que estamos propondo na apresentação é composto por 43 questões fechadas e cinco questões abertas que consideram esses cinco pilares e pontuam a maturidade das universidades quanto ao uso dessas novas tecnologias tão amplamente difundidas nos meios midiáticos. Ao final, com base nas respostas, esperamos verificar qual é a situação atual das instituições que formam a Rede Zicosur e também prospectar os cenários futuros e que ações devemos adotar para, por exemplo, possibilitar a utilização ética e adequada da Inteligência Artificial Generativa em nossas universidades”, pontua.

Sobre a relevância do trabalho, o presidente da Rede Zicosur, Miguel Sanches Neto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), destacou que “É uma Cátedra que prevê uma atividade das universidades. Isso é importante porque vai gerar material para orientar as gestões das universidades a partir da nova realidade da IA”, disse.

A partir do encontro, o formulário enviado às universidades integrantes da Rede Zicosur servirá como base para um levantamento geral sobre o uso de tecnologias avançadas e Inteligência Artificial nas instituições. “A partir do formulário, vamos poder saber como está o grau de maturidade das instituições e como utilizam as tecnologias”, destacou o reitor Fábio Hernandes.

A expectativa, compartilha o reitor, é ter um panorama das 40 instituições da Rede Zicosur para apresentar no próximo Fórum de Reitores, no final de setembro. “Quem sabe, a partir deste levantamento, possamos nos unir mais em relação a essa transformação digital e em prol da adoção consciente do uso da tecnologia como uma ferramenta não para tomar decisões, mas sim para nos auxiliar”, finaliza.

Por Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.