Hospital Regional do Centro-Oeste será unidade escola para alunos de Medicina da Unicentro

Após dois anos de tratativas, a tão aguardada assinatura do convênio entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Hospital Regional do Centro-Oeste aconteceu. Na manhã da última quarta-feira (21), a universidade, em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, por meio das Secretarias da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), formalizou um termo de cooperação técnica que estabelece o Hospital Regional Centro-Oeste (HRCO), localizado em Guarapuava, como hospital escola para a universidade.

Reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, assinando o termo de cooperação

Com o convênio, professores e estudantes da Unicentro, tanto da graduação quanto da pós-graduação, dos cursos da área da saúde, poderão desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da unidade hospitalar. Essa parceria proporcionará a estrutura necessária para a realização de atividades práticas, aplicação de conhecimentos e aprimoramento das aptidões dos alunos.

Segundo o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a formalização do termo representa um marco significativo para a universidade. “Nós tivemos um momento importante aqui na Secretaria de Estado da Saúde. A partir de agora, o bloco didático, anexo ao hospital, estará disponível integralmente para as atividades didáticas, de pesquisa e ensino da Unicentro. Já estamos gradualmente integrando nossos estudantes ao hospital, e em breve, todos os nossos cursos da saúde estarão desenvolvendo suas atividades lá”, ressaltou.

Essa parceria é essencial para o fortalecimento dos cursos da área da saúde, especialmente para a graduação em Medicina, que iniciou em 2019 e está formando sua primeira turma. Para complementar a formação, os estudantes poderão utilizar, também, toda a estrutura do hospital, incluindo o bloco pedagógico, que oferece ambientes como auditório, biblioteca e salas de aula.

Vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, assinando o termo de cooperação

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, também comemorou a assinatura do termo e o caracterizou como um passo de extrema relevância para a qualidade do ensino na universidade. “Hoje é um dia extremamente importante para a nossa Unicentro. A assinatura deste termo de cooperação transforma o Hospital Regional de Guarapuava em um hospital escola da universidade, garantindo ainda mais qualidade para os nossos cursos de graduação na área da saúde. Embora tenhamos ainda alguns desafios a superar, estamos confiantes de que essa parceria trará grandes benefícios para toda a nossa comunidade acadêmica, especialmente para os alunos da área da saúde”, pontuou.

Na ocasião, também estiveram presentes o coordenador  do curso de Medicina, Abrão José Melhem Junior, e a chefe da Divisão de Relações Acadêmicas com Unidades de Saúde da Unicentro, Kelly Holanda Prezotto.

Espaço de aprendizado para a área da saúde – O termo de cooperação assinado tem validade de 60 meses e autoriza, entre outras ações, o internato dos estudantes de Medicina, além de práticas para alunos de cursos como Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Serviço Social.

O HRCO, administrado pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde. A unidade é uma referência em atendimento cirúrgico, realizando em média 540 cirurgias por mês.

Com essa nova etapa, a Unicentro fortalece ainda mais sua missão de formar profissionais capacitados, preparados para enfrentar os desafios da saúde pública, enquanto contribui diretamente para a melhoria do atendimento à população na região. “Esse é mais um avanço na região para a prestação de uma assistência qualificada e acolhedora. O termo simboliza uma nova fase no hospital”, concluiu o secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves.

Por Caroline Albertini com informações da Agência Estadual de Notícias

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.