13º Fórum de Estágio de Serviço Social reúne estudantes e profissionais da área
O 13º Fórum de Estágio de Serviço Social, realizado na última quarta-feira (21) no Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), proporcionou momentos de debate entre os acadêmicos. Com o tema “Serviço Social e Políticas Públicas: debate e desafios contemporâneos”, o fórum contou com a participação de dois palestrantes que atuam na área. Um deles, o assistente social do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Dan Junior Alves Nolasco Belem, falou sobre “Racismo e políticas de promoção e igualdade racial”. A partir de sua experiência, o assistente social começou a palestra com uma provocação: “A universidade deveria ser um espaço de aglomeração, de alegria, de construção e de conhecimento. Mas, muitas vezes, é um espaço refratário”, refletiu Dan Junior.
O debate também contou com a presença da professora Vanessa Toledo, do Departamento de Pedagogia, que falou sobre as políticas voltadas aos indígenas na universidade pública. “Há menos de 25 anos, os povos originários conquistaram o marco legal que regulamenta a educação escolar diferenciada e específica, que foi o Referencial Curricular Nacional para escolas indígenas”, lembra Vanessa.
A coordenadora do 13º Fórum de Estágio de Serviço Social, professora Dionéia Edlyng Maciel, ressalta a importância de eventos como esse para formação dos acadêmicos e profissionais da área. “O objetivo é integrar os campos de estágio, de formação acadêmica, os estudantes que a gente insere nos campos de estágio, no sentido do fortalecimento da correlação teoria prática”, diz a professora.
Wilson de Jesus Taques Junior, acadêmico do 3º ano de Serviço Social, destaca a importância em participar de eventos que agreguem em sua atuação profissional. “É um momento em que nós estamos nos encaminhando para o final da graduação e conseguimos ter esse contato com o campo de estágio. É a partir do campo de estágio que a gente vai se moldar enquanto profissional, e o fórum é muito importante nesse sentido”, pontua o estudante.
Yago Crema, também do 3º ano de Serviço Social e um dos coordenadores do Fórum, destaca a escolha dos temas e dos profissionais no sentido de incentivar a autonomia e o trabalho em equipe. “Pensamos em uma roda de conversa para que todas as pessoas pudessem se sentir à vontade e confortáveis para falar. Isso se reflete na presença de estudantes e profissionais de outras áreas, além de acadêmicos, docentes e assistentes sociais”, avalia o acadêmico.
Por Yandry Pereira, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens.