Palestra em comemoração ao Dia do Advogado inspira estudantes de Direito da Unicentro

Na manhã desta terça-feira (20), o curso de Direito da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebrou o Dia do Advogado com uma palestra voltada aos estudantes da instituição. Intitulada “Advocacia: a trajetória e desafios de quem escolheu a arte de ser a voz de quem está ao seu lado”, a palestra foi ministrada por Tássia Teixeira de Freitas Bianco Erbano Carvalli, professora do Departamento de Direito da Unicentro e advogada atuante desde 2008. Tássia, que também foi a organizadora do evento, destacou a importância dessa data para o curso de Direito, especialmente considerando que o curso na universidade está apenas em seu segundo ano.

“Essa é uma data muito importante, principalmente para o curso de Direito que está em seu segundo ano na Unicentro. Trazer para os alunos uma visão prática da advocacia é essencial. O Direito oferece um leque infinito de possibilidades, e é importante que os estudantes tenham esse contato com a experiência real da advocacia, entendendo os desafios que eles podem enfrentar no futuro”, afirmou Tássia.

Durante a palestra, a professora enfatizou a importância do contato direto dos estudantes com a prática da advocacia, uma das muitas possibilidades que o curso de Direito oferece. Ela explicou que a escolha do tema foi inspirada pelo próprio significado da palavra “advogado”, que vem do latim e significa “aquele que é chamado para estar ao lado de alguém”. “Ser advogado é ser a voz ao lado de quem precisa. É socorrer, é estar presente. Esse papel é o que mais me encanta na advocacia, e é isso que eu quero que os alunos entendam desde cedo”, disse.

Tássia também compartilhou a sua visão sobre a importância de os alunos direcionarem seus estágios de acordo com os interesses que vão descobrindo ao longo do curso. “Quando pensei em organizar essa palestra, imaginei o que eu gostaria de ter ouvido no primeiro ou segundo ano de Direito. Agora é o momento de arriscar, de conhecer diferentes áreas. Você pode pensar que quer ser juiz ou promotor, mas ao se envolver com a advocacia, pode se encantar por ela e mudar o foco dos seus estágios. É importante explorar essas possibilidades”, recomendou.

Para os estudantes de Direito, a palestra foi uma oportunidade de entender melhor os desafios da carreira que pretendem seguir. Alice da Silva Dias, uma das alunas presentes, ressalta a importância de eventos como esse para direcionar sua formação. “O tema da palestra em si me deixou bem curiosa. Acho interessante que a universidade nos ofereça eventos como este, que nos permitem descobrir mais sobre a carreira de advocacia e ter uma visão mais clara do nosso futuro”, comentou.

A docente também abordou os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória como advogada e professora. Ela destacou que, enquanto a docência é um amor incondicional, a advocacia requer dedicação constante e paixão. “A docência é um amor, algo que faço sem esperar nada em troca. Já a advocacia é uma paixão, e como toda paixão, ela precisa ser alimentada. A advocacia te recompensa, mas é desafiadora. Um dos maiores desafios, por exemplo, é conquistar os clientes, algo que não aprendemos na faculdade. Temos que ser um pouco de tudo: advogados, administradores, comunicadores”, explicou.

Tássia ainda enfatizou a necessidade de acompanhar cada etapa do processo com cuidado e dedicação. “Você precisa ter paixão pelo processo. Acompanhar se a sua petição foi lida, se o juiz analisou o que era necessário. Essa dedicação é fundamental para o sucesso na advocacia”, complementou a professora.

Finalizando a palestra, Tássia deixou uma mensagem inspiradora aos estudantes, encorajando-os a entender que a advocacia é mais do que uma profissão, é um estilo de vida. “Se você quer ser advogado, entenda que isso é um estilo de vida. Não ter horários fixos pode parecer desafiador, mas ao mesmo tempo, a advocacia oferece a liberdade de fazer sua rotina e, com o tempo, pode te recompensar financeiramente. A advocacia permite uma vida que te dá tempo e dinheiro, se você investir nela. É uma escolha de vida, e é preciso ter muita paixão pelo Direito”, afirmou.

Ao concluir, a palestrante expressou seu desejo de que os alunos sintam o mesmo amor pelo Direito que ela e seus colegas professores têm. “Espero que os alunos sintam esse amor pelo Direito, que estudem com dedicação, porque é uma faculdade que pode transformar vidas. Eu vejo ex-alunos que saíram de situações difíceis e hoje têm vidas completamente diferentes, graças ao Direito e ao esforço que colocaram em seus estudos. É muito gratificante fazer parte dessa transformação”, concluiu emocionada.

Por Caroline Albertini

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.