Unicentro integra Rede de Clubes de Ciência em escolas estaduais do Paraná

A Rede de Clubes Paraná Faz Ciência é uma iniciativa que vai apoiar a implantação de Clubes de Ciências em escolas estaduais por todo o Paraná. A ideia é integrar essas unidades escolares com as universidades para que se possa construir o conhecimento científico coletivamente e contribuir para a melhora da cultura científica em nosso Estado.

“A proposta é oferecer aos estudantes da educação básica a oportunidade de um treinamento científico, especialmente para o pensamento crítico. Ajudá-los a entender como encontrar soluções para problemas a partir de método científico. O desenvolvimento do aluno por meio da participação dele no processo é o nosso objetivo principal”, explica a professora Débora de Mello Gonçalves Santana, uma das coordenadoras da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência.

Duzentos clubes de ciências, um por escola, serão criados em todas as mesorregiões, ligadas a todos os Núcleos Regionais de Ensino do Paraná. Será uma distribuição proporcional que garantirá que quase 10% das escolas do Estado sejam beneficiadas. 100 deles serão implantados em escolas em tempo integral e outros 100 em escolas de tempo parcial, pensando em cobrir a representatividade das duas modalidades de ensino da educação básica.

O Governo do Estado está investindo R$ 23,5 milhões, em 30 meses. Isto é, será um projeto de dois anos e meio. Os recursos são da Fundação Araucária e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEED).

Benefícios e contrapartidas – Como apoio para a realização dos Clubes de Ciências, os professores receberão uma bolsa mensal de apoio técnico à extensão, no valor de R$ 770 mensais. Os estudantes terão apoio no custeio de atividades de pesquisa, seja na compra de material de consumo ou de serviço de terceiros. O valor total, por clube, é de R$ 20 mil, durante 30 meses. Além disso, cada escola terá disponível recursos de até R$ 10 mil para deslocamentos e participação em feiras de ciências.

O apoio pedagógico, do planejamento até a execução, será feito junto com as universidades. Doze instituições atuarão junto aos clubes mais próximos delas, geograficamente. As equipes incluem professores, estudantes e bolsistas técnicos para apoiar a ação das escolas. Os grupos começaram a atuar já na estruturação do processo de seleção dos estudantes, no curso de formação para os professores sobre pesquisa na escola e em um curso de formação para os próprios estudantes das escolas, todos oferecidos pela Rede.

“Depois, haverá um acompanhamento em uma espécie de mentoria, no dia a dia dos Clubes, auxiliando no desenvolvimento de práticas, na orientação e, depois, na redação de resultados. A relação com o ensino superior ainda envolve a visitação a ambientes universitários, museus de ciências, laboratórios e, em algumas situações, será viabilizado o compartilhamento do uso de equipamentos universitários, equipamentos de pesquisa que temos na universidade e que possam ser usados de forma coletiva”, explica o outro coordenador da Rede, o professor Rodrigo Reis.

O professor lembra, também, que existe a previsão da realização de eventos em conjunto. Cada universidade vai acompanhar não só um Clube, mas, na verdade, entre seis e dez unidades.

“Teremos um grupo que estará caminhando em conjunto. Vai ter uma interação quase que natural pela distribuição. Com isso, prevemos que de quatro a seis mil estudantes estarão vinculados diretamente aos projetos. A ideia é que cada Clube de Ciências tenha entre 20 e 30 estudantes, com um número médio de 25. Pensamos assim, respeitando o fato de que, às vezes, escolas mais distantes não consigam um número tão significativo, diferente das que estão em grandes centros e possam ter um pouco mais de integrantes”, detalha Reis.

A Rede de Clube Paraná Faz Ciência está com inscrições abertas e os projetos serão recebidos até 9 de agosto. As informações estão no site do Paraná Faz Ciência, na aba Clubes de Ciências. É possível ficar a par de todos os detalhes também pelas mídias sociais da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. Há ainda acesso a todo o processo no site da Secretaria Estadual de Educação (SEED).

“Estamos também tirando dúvidas por e-mail, clubes@paranafazciencia.org. Importante resgatar aqui que quem quiser participar precisa se agilizar para não perder o prazo de inscrição. Todas as escolas estaduais podem enviar propostas. As de ensino fundamental, de ensino médio, as que têm as duas formas, as de educação para jovens e adultos, educação do campo, quilombola, indígena”, reforça Débora Sant’ Ana.

A Unicentro também faz parte da Rede de Clube Paraná Faz Ciência, sob a coordenação local da professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Departamento de Geografia, e convida toda a comunidade acadêmica e escolas a participar dessa importante iniciativa.

Com informações do Paraná Faz Ciência.