Numame promove palestras em alusão à Semana de Aleitamento Materno

Desde 1992, entre os dias 1º e 7 de agosto, é celebrada a Semana do Aleitamento Materno, estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês no início de suas vidas.

Para memorar a data, o Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno (Numame) promoveu na última segunda-feira (5) uma série de palestras sobre o tema, com o lema “Apoie em todas as situações”, que é o slogan da campanha deste ano. As palestras trouxeram temáticas como o direitos das mulheres gestantes, cuidados para a promoção e apoio de uma amamentação segura e amamentação para minorias, como por exemplo povos indígenas. Entre as palestrantes estavam as professoras Ana Cláudia Abreu, docente do curso de direito do Centro Universitário Campo Real, e Maria Lúcia Raimondo, do Departamento de Enfermagem da Unicentro, além da enfermeira Renata Oppitz.

“Buscamos trazer para esta palestras todo o público do pessoal da saúde, como da Secretaria de Saúde, dos cursos técnicos de enfermagem, as instituições de ensino que possuem cursos na área da saúde”, conta a coordenadora do Numame, professora Isabella Schroeder Abreu.

Para Isabella, a Semana do Aleitamento Materno trata sobre o incentivo ao ato de amamentar e a garantia de uma amamentação segura. “O objetivo dessa semana é incentivar tudo aquilo que engloba o aleitamento materno e influenciar a população e profissionais de saúde ao incentivo e à promoção do aleitamento materno. São realizadas discussões acerca disso, buscando conscientizar sobre a importância da amamentação”, destaca a docente do Departamento de Enfermagem.

Semana do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, oficialmente estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef em 1992, é atualmente o movimento social mais difundido em defesa da causa. Em 2024, o lema da campanha é “Apoie em todas as situações”, dando ênfase a situações de mães vulneráveis, para que elas tenham o mesmo direito de realizar a amamentação com segurança. “Neste ano, a campanha aborda o apoio à amamentação em situações de emergência, calamidades, diversidades, como por exemplo população negra, indígena, quilombolas, LGBTQIAPN+, entre outras. O foco é apoiar a amamentação segura sempre”, afirma a professora Isabella.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.