Unicentro recebe professor da Université du Québec à Montréal

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, nesta segunda-feira (5), o diretor da Escola de Idiomas da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM), no Canadá, professor Carey Nelson. A visita tem como objetivo fortalecer as ações do programa Paraná Fala Idiomas que, na Unicentro, oferta os programas de inglês, francês e espanhol. “O objetivo é conhecer os estudantes que estão aprendendo inglês e francês, para mostrar que eles não estão apenas aprendendo uma língua, mas podem, na verdade, usar a língua. Isso é uma grande diferença porque, no Brasil, não temos muitas oportunidades para praticar”, destaca o professor Carey.

A primeira atividade foi uma agenda na reitoria. No encontro, o reitor Fábio Hernandes destacou que “a visita do professor vai trazer ainda mais entusiasmo aos estudantes do Paraná Fala Idiomas. É uma pessoa de outra nação que vem mostrar a importância de se falar outros idiomas”, disse. “A ideia dessa visita é promover o diálogo, a interação com os nossos estudantes e estimulá-los a prosseguirem nos cursos de línguas”, completa.

Na agenda também estão previstos encontros com as equipes do Paraná Fala Inglês (PFI) e do Paraná Fala Francês (PFF). “O professor Carey vai dar cursos para os nossos professores – tanto de inglês quanto de francês. Os professores do PFI escolheram um curso sobre inteligência artificial. Os do PFF preferiram uma conversa sobre o ensino de uma segunda língua. Então, essa visita vai contribuir para a formação dos nossos professores”, avalia a coordenadora do PFF, Renata de Souza. “Essa visita também vai fortalecer os contatos para eventuais parcerias com a universidade do Quebec. É uma oportunidade para os nossos estudantes poderem compartilhar experiências e conhecimentos”, acrescenta a coordenadora do PFI, Neide Garcia.

A programação da visita do professor Carey na Unicentro ainda contempla uma palestra, na terça-feira (6), às 19h30, na Sala de Eventos do Câmpus Santa Cruz. A atividade é intitulada “Canadian Culture: Indigenous Cultures”, e aberta a toda a comunidade universitária . “Vou falar sobre o bilinguismo e o multiculturalismo canadenses, como é possível ser um país bilingue e com muitas culturas diferentes”, adianta Carey.

Para a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, Cibele Lemke, a visita do professor Carey fomenta o processo de internacionalização da universidade e é um incentivo para que os estudantes se sintam motivados a estudar um novo idioma. “Também vamos trabalhar na perspectiva de um acordo conjunto entre as nossas universidades, que já existe, para potencializar mais áreas do conhecimento. Então, há uma grande expectativa e um grande potencial na área da cooperação internacional com o Canadá e isso nos motiva a seguir nesse diálogo com a universidade de Montreal, com o professor Carey e com as áreas que ele representa “, compartilha. “Quando nós recebemos uma visita como essa, ela serve como um motivador para que os estudantes permaneçam nos cursos e para que realizem mais atividades na língua desse curso”, acrescenta.

O professor Carey, conhecendo as possibilidades ofertadas pela Unicentro por meio dos cursos de idiomas, também reforça a relevância desses programas para a comunidade. “É muito importante. Nós vivemos em um mundo onde todos têm que se comunicar com outras pessoas. Então, quanto mais línguas aprendemos, mais possibilidades temos para podermos nos comunicar”, finaliza.

Presença – O encontro na reitoria reuniu também as direções dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg; dos setores de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Letras e Artes; da equipe da Coordenadoria de Relações Internacionais; e das coordenações dos programas Paraná Fala Inglês e Paraná Fala Francês.

Por  Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.