Primeira turma do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unicentro é recepcionada com entusiasmo

Na última quinta-feira (1º), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unicentro celebrou um marco histórico com a recepção dos mestrandos da primeira turma do mestrado profissional. O programa, fruto de uma parceria entre a Unicentro, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), busca suprir a demanda por qualificação profissional em Atenção Primária à Saúde nas regiões abrangidas pelas três instituições.

Ao todo, 16 mestrandos integram esta primeira turma, sendo sete da Unicentro, seis da Uenp e três da Unespar. A coordenadora adjunta do mestrado na Unicentro, professora Tatiane Baratieri, destacou a importância da colaboração entre as universidades e o impacto esperado na formação dos profissionais. “O mestrado é associado entre a Unespar, em Paranavaí, e a Uenp, em Bandeirantes, e temos professores nos três câmpus. O andamento do mestrado é todo associado, o regulamento, as normatizações e representações”, explicou.

Ela ressaltou que, dentre mais de 30 propostas de programas na área submetidas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), apenas duas foram aprovadas, o que destaca a consolidação do programa e a relevância para as regiões atendidas. “Tanto aqui, quanto na região da Uenp e da Unespar, são lugares que são mais distantes de locais que já tem qualificação à nível de mestrado, principalmente mestrado profissional, que é o grande interesse da Capes hoje em dia”, disse.

Tatiane também frisou a expectativa de que o mestrado profissional gere resultados tangíveis para as comunidades locais. “O foco do mestrado profissional é o desenvolvimento de produtos que sejam aplicados à realidade local. A gente pensa que vai ter impacto onde estes mestrandos estão inseridos, no local de trabalho deles e na região.”

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, expressou seu orgulho pelo avanço significativo para a instituição. “A reitoria recebe com muita satisfação ver que o esforço dos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde teve frutos. Temos convicção de que isso vai valorizar muito a área da saúde, não só da nossa universidade, mas do município de Guarapuava e toda a região”, declarou.

O início do mestrado vai expandir as oportunidades de qualificação e pesquisa, com foco em melhorar a atenção primária à saúde nas comunidades locais. “Hoje nós temos a recepção dos mestrandos e um evento que marca esse momento histórico para o curso de Enfermagem e para a universidade. A partir de agora vamos ter profissionais também pesquisando na área científica, vamos ter projetos, produtos e isso, com certeza, vai valorizar muito e melhorar muito a área da saúde da nossa região”, afirma o vice-reitor.

O diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, também destacou a importância do mestrado para o fortalecimento da saúde na região. “Esse mestrado é um mestrado profissional, então vai atuar diretamente com os profissionais que estão atuando na área da saúde. O nosso Câmpus Cedeteg tem um braço forte na área da saúde, a gente tem várias clínicas que fazem atendimento da população, principalmente dos mais necessitados. Nossa universidade tem atuado bem nesse foco e esse mestrado vem no momento certo, porque há um campo imenso para as pesquisas que vão ser realizadas” disse.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens