Acadêmica da Unicentro defende tese de doutorado na Universidade de Mons, na Bélgica

A acadêmica Dienifer Fernanda Lopes Horsth, discente do Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PPGQA), defendeu no mês de julho sua tese de doutorado na Universidade de Mons, na Bélgica, em uma parceria da instituição de ensino belga com a Unicentro. O tema da tese da pesquisadora foi “Reciclagem de Alumínio metálico em pigmentos para fins arquitetônicos e aplicação em bioplástico”, sob a orientação do professor Fauze Jacó Anaissi, do Departamento de Química da Unicentro.

Aos 28 anos, Dienifer é graduada em Química Bacharelado e mestre em Química Aplicada pela Unicentro. Ao longo da sua carreira acadêmica, ela tem trabalhado na área de Química Inorgânica, com foco em recuperação e reciclagem de alumínio metálico. Uma pesquisa que concilia interesses socioeconômicos e de sustentabilidade. Dienifer conta mais sobre a tese defendida. “Ela foi desenvolvida parcialmente no Brasil, com a parte da produção de materiais, já a aplicação e caracterização desses materiais produzidos foi realizada na Bélgica”.

O professor Fauze, orientador do trabalho escrito por Dienifer, destaca o fato de ser algo inédito no programa de pós-graduação. “Foi a primeira defesa no modo cotutela, na qual ela defende a tese em ambas as universidades. Acompanho a Dienifer há 10 anos, desde que ela ingressou na graduação, e, para mim, é um marco bastante significativo vê-la tornar-se doutora, é a coroação de uma trajetória”, afirma o docente.

Dienifer realizou a defesa na Bélgica em julho, e, no final do mês de agosto, fará sua defesa na Unicentro. Ao final, obterá diploma de doutora por ambas as universidades.

A Universidade de Mons

A Universidade de Mons é uma universidade belga, localizada na cidade de Mons, criada pela fusão da Faculdade de Engenharia de Mons e da Universidade de Mons-Hainaut. Está localizada na província de Hainaut, perto da fronteira da Bélgica com a França. O acordo de doutorado firmado entre a Unicentro e a Universidade de Mons estabelece o regime de cotutela, ou seja, a cooperação científica com o objetivo de realizar a tese de doutorado sob supervisão conjunta. “A defesa de cotutela da Dienifer é fruto de uma parceria internacional do LabMat Unicentro com a Universidade de Mons, que possibilitou a ela essa experiência de realizar a defesa de sua tese na Bélgica e o aprendizado da língua local e do inglês para a realização da defesa”, conta o professor.

Para Dienifer, o sentimento é de orgulho. “Consegui desenvolver o que eu propus, a produção e aplicação dos materiais metálicos. Foi um trabalho em que tive que me dedicar muito para completá-lo. Me sinto muito orgulhosa e grata pela experiência do doutorado fora do Brasil”, relata.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.