Reitor da Unicentro toma posse na diretoria da Abruem

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes, tomou posse na nova diretoria da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), para o biênio 2024/2026. A cerimônia, realizada em Brasília nesta quarta-feira (31), também conduziu a reitora Cicília Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), à presidência; e a reitora Nara Fortes, da Universidade de Taubaté (Unitau), à vice-presidência da Associação.

Na diretoria agora empossada, o reitor Fábio Hernandes assume como membro titular do Conselho Fiscal. “É uma alegria muito grande representar, na diretoria da Abruem, o nosso Estado do Paraná, a região sul do país e, tenho certeza que, unidos, a diretoria com todas as instituições afiliadas, vamos mostrar às nossas lideranças políticas e à sociedade, a importância dessas instituições no território brasileiro”, compartilha o reitor Fábio.

O reitor Fábio Hernandes e a nova presidente da Abruem, a reitora Cicília Maia

Para o professor Fábio, a posse na diretoria da Abruem foi o momento de reforçar às lideranças nacionais o papel das universidades municipais e estaduais enquanto agentes de transformação para a região onde atuam. “São as universidades que levam transformação, renda, conhecimento, ciência, extensão, tecnologia e inovação às regiões em que estão inseridas. As universidades públicas municipais e estaduais são indispensáveis para o desenvolvimento dessas regiões e do nosso país e nós queremos mostrar, cada vez mais, essa importância e contar com o apoio dos governos dos estados e também da federação”, destaca.

A nova presidente da Abruem, a reitora Cicília Maia, agradeceu pela parceria da Unicentro e reforçou a importância da Associação para o Ensino Superior do país. “Sabemos que a força de todas essas instituições para o Brasil é muito grande. Estaremos aqui nesse coletivo, lutando em prol de uma educação mais justa, inclusiva e acessível para que mais pessoas possam ter acesso ao Ensino Superior”, disse.

Além da reitora Cicília Maia, como presidente, e da reitora Nara Fortes, na vice-presidência, a nova diretoria da Abruem tem em sua composição, no Conselho Deliberativo, os reitores – titulares – Leandro Prearo (USCS), Marco Aurélio Ferreira (Unifae), Vera Rocha (Unemat) – e suplentes – Célia Regina Diniz (UEPB), Evandro Alberto (Uespi) e Clay Anderson (Uepa). Já no Conselho Fiscal estão os reitores – titulares – Augusto Rezende (Unitins), Walter Canales (Uema), Fábio Hernandes (Unicentro) – e suplentes – Amali de Angelis (UEFS), Wagner de Paulo (Unimontes) e Juliene Rezende (Unifimes).

Câmara de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais – A Unicentro, também representada pelo reitor Fábio Hernandes, pela professora Maria Aparecida Crissi Knuppel e pelo professor Cléber Trindade Barbosa, tomou posse como presidente da Câmara de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. “Temos muitos desafios à frente da EaD, desde uma melhor regulamentação, até trabalhar com as novas diretrizes, em que os cursos de licenciatura EaD precisam ter 50% da carga horária presencial”, avalia o reitor. “Também precisamos pensar sobre a extensão, a internacionalização e sobre as pesquisas, para que estejam mais presentes nos nossos cursos EaD”, acrescenta.

A expectativa, contudo, é de que o trabalho desenvolvido traga bons resultados para a área. “Os desafios são bastante grandes, mas nós acreditamos que temos força e conhecimento para podermos avançar com essa Câmara porque a Unicentro é uma líder nacional quando se fala em educação a distância”, afirma.

“Com a equipe da Unicentro e com todas as universidades que estarão fazendo parte desta Câmara, vamos conseguir levar até o Governo Federal, principalmente, a importância da EaD e da sua regulamentação para que os cursos saiam com mais força, com mais qualidade e que levem a educação superior para todos os lugares do nosso país. Estamos assumindo com bastante responsabilidade esta nova função”, finaliza o reitor.

Por Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.