Unicentro participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), representada pelo reitor Fábio Hernandes e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto da Silva, participa da quinta edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

O evento, realizado em Brasília, aborda o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, e busca ampliar as discussões acerca das necessidades na área de CT&I. Além disso, a conferência também tem como foco a proposição de recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que deverá ser seguida pelos próximos 10 anos.

“Esta conferência é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal. Estamos aqui com vários institutos de pesquisa, com as universidades e também com a sociedade civil organizada para discutir a CT&I e, uma das temáticas, é a Inteligência Artificial”, contextualiza o reitor Fábio Hernandes.

A expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem do evento, contribuindo nos debates organizados a partir de quatro eixos temáticos – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto da Silva, ressalta que, durante os dias de conferência, serão discutidas as políticas de CT&I, de 2024 a 2030, nas áreas prioritárias de investimento pelos governos. “O que está direcionando a discussão é a Inteligência Artificial, que é uma linha que está surgindo agora, com bastante força, e que pode ser utilizada desde ações de conservação da biodiversidade até áreas como agricultura, saúde, humanidades, enfim, todas as áreas de pesquisa”, pontua. “É uma linha que tem um potencial muito grande não só de desenvolver a ciência, mas também levar esse conhecimento, aquilo que é produzido na universidade, de forma mais rápida para a sociedade”, acrescenta.

Plano Brasileiro de Inteligência Artificial – Durante a cerimônia de abertura da CNCTI também foi realizado o lançamento do Plano Nacional de Inteligência Artificial (PBIA). A prévia do documento foi entregue ao presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Entre os objetivos do Plano está a promoção do desenvolvimento do uso da inteligência artificial (IA) no Brasil, com foco na solução dos desafios econômicos, sociais, ambientais e culturais do país. A proposta do documento foi elaborada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a partir de pedido feito pelo presidente Lula, em março deste ano.

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – As atividades da 5CNCTI seguem até o dia 1º de agosto, com palestras e mesas de debate. A transmissão das atividades pode ser acompanhada no canal do MCTI, no Youtube.

“Esperamos que esses três dias sejam muito profícuos para a Ciência, Tecnologia e Inovação do nosso país”, finaliza o reitor Fábio.

Por Maíra Machado, com informações da Agência Gov e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.