Unicentro recebe comitiva da Universidad Nacional de Itapúa, do Paraguai

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, nesta segunda-feira (29), representantes da Universidad Nacional de Itapúa (UNI), do Paraguai. Na visita, as universidades assinaram um termo de cooperação que deve possibilitar trabalhos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A visita técnica foi solicitada pela UNI e tem um foco específico nas áreas de inovação, patentes, transferência de tecnologia e conhecimento, e prestação de serviços à comunidade. O reitor da Universidad Nacional de Itapúa, Hermenegildo Cohene, compartilha que os interesses institucionais se fortalecem tendo em vista as similaridades da UNI e da Unicentro. “Vivemos em uma mesma região, portanto, temos problemas e interesses muito comuns. Vimos, também, que somos universidades jovens e inovadora e que, cooperando, podemos crescer ainda mais”, reflete o reitor da UNI. “Nossos pontos de interesse são, fundamentalmente, as pesquisas conjuntas, intercâmbio de docentes e estudantes e para o desenvolvimento de programas de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado”, pontua.

Tendo em vista os pontos de interesse da comitiva paraguaia, a agenda da visita iniciou no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, com uma reunião com a reitoria, para a apresentação das duas universidades. A agenda também contempla visita aos câmpus Cedeteg e Irati, às Agências de Inovação, além de conversas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). “A Unicentro tem como meta intensificar as parcerias, principalmente, com as universidades da América do Sul. Já temos parcerias com algumas universidades paraguaias, inclusive com a UNI, mas ainda muito incipientes”, lembra o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes. “A partir desse novo desse novo termo de cooperação. Temos a certeza assim de que vamos conseguir aumentar essas parcerias com as nossas pesquisas e com os nossos projetos de extensão. Acreditamos que essa cooperação é uma via de mão dupla e, com isso, vamos avançar na parceria com as instituições de todo o território paraguaio”, acredita o reitor Fábio.

Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, a visita de universidades estrangeiras mostra a importância da Unicentro no contexto internacional. “Também mostra a necessidade e a vontade da Unicentro em buscar essa internacionalização por meio da cooperação. A América do Sul tem uma característica muito parecida e uma proximidade, tanto geográfica quanto de pesquisa”, destaca. “É importante que possamos estar sempre próximos das universidades parceiras, crescendo, desenvolvendo e proporcionando aos estudantes, professores e agentes universitários a melhor qualidade no que nós fazemos, que é ensino, pesquisa e extensão”, acrescenta.

De acordo com a coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke, a visita é uma oportunidade para mostrar as potencialidades da Unicentro aos representantes da UNI, estabelecer uma parceria realmente efetiva e, com isso, contribuir com o processo de internacionalização que já ocorre na nossa universidade. “O nosso número de parcerias internacionais tem aumentado. A Unicentro é uma referência aqui na nossa região, somos bastante procurados por conta da articulação da nossa universidade com outros setores também. Isso motiva o nosso trabalho e contribui com a questão do financiamento da internacionalização, que é algo muito importante. A universidade está se articulando de diferentes formas para conseguir concretizar o processo de internacionalização. Isso nos dá ânimo e possibilita que, de fato, a nossa universidade esteja inserida internacionalmente”, ressalta.

Além do reitor Hermenegildo Cohene, a diretora-geral acadêmica e de pesquisa, Perla Sosa, e a chefe do Centro de Competências da UNI, Mary Cabral, também integram a comitiva paraguaia durante a visita na Unicentro.

Por Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.