Combate ao Feminicídio: Unidade Escola de Enfermagem é referência no atendimento às mulheres vítimas de violência

A parceria entre o Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência (Cram) de Guarapuava e a Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro destaca-se como um modelo de atendimento integral às mulheres vítimas de violência no município. A colaboração, que remonta à criação da Secretaria de Políticas para Mulheres de Guarapuava e a Unidade Escola, tem sido fundamental para oferecer suporte abrangente e especializado às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Uma parceria de longa data

Desde o início da secretaria, professoras do curso de Enfermagem da Unicentro, com pesquisas focadas na violência contra a mulher, têm colaborado estreitamente nesse atendimento. Esse envolvimento inclui a participação na rede de enfrentamento à violência e o desenvolvimento de estágios na unidade do Cram. “Desde a criação da secretaria, as professoras do curso que já desenvolviam pesquisas na área da violência contra mulher passaram a acompanhar os trabalhos da secretaria e também participar da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. Elas sempre desenvolveram um trabalho de atendimento com as mulheres, desenvolviam estágios aqui também, realizando um olhar mesmo na área da saúde, elas têm todo um olhar específico, voltado para mulheres em situação de violência e conseguem fazer uma escuta bem completa com essas mulheres”, relata Thalyta Forquim Buco, assistente social e coordenadora do Cram.

A criação da Unidade Escola de Enfermagem, em 2021, fortaleceu ainda mais essa parceria, permitindo que as mulheres atendidas no Cram tenham acesso a um cuidado especializado e diferenciado na área da saúde. “Nós encaminhamos as mulheres interessadas em atendimento na área de saúde para a Unidade Escola, garantindo um olhar integral e articulado sobre suas necessidades,” acrescenta Thalyta.

Atendimento integral e articulado

O objetivo central dessa colaboração é proporcionar um atendimento integral às mulheres, englobando as diversas demandas que surgem em casos de violência, que podem variar desde questões de saúde até necessidades sociais, jurídicas e educacionais. “A violência contra as mulheres é um problema complexo que demanda uma atuação conjunta de vários setores,” explica Thalyta. “É fundamental esse trabalho muito próximo e articulado entre nós e o Departamento de Enfermagem”.

No Cram, o atendimento é multidisciplinar, oferecendo suporte social, jurídico e psicológico. As demandas de saúde são encaminhadas para a Unidade Escola de Enfermagem, onde são tratadas por profissionais especializados. “É um atendimento bem completo na área da saúde, onde se identificam as diversas demandas e é um serviço que é articulado com a Saúde do município”, destaca a coordenadora.

Cada caso é tratado de maneira individualizada, com monitoramento contínuo conforme necessário. “Alguns casos exigem um monitoramento maior, conforme avaliação de risco, conforme a situação de violência e a gente procura fazer um monitoramento dos casos”, explica Thalyta. O Cram se compromete a oferecer suporte até que as mulheres estejam fortalecidas e prontas para seguir adiante.

Acesso ao Serviço

O Cram está localizado na Avenida Moacyr Júlio Silvestri, 1545, bairro Batel, e atende de segunda a sexta, das 8h às 17h. As mulheres podem entrar em contato via telefone ou WhatsApp para agendar atendimentos ou tirar dúvidas, pelo (42) 3142-1150 e (42) 98405-6206 (WhatsApp). Em situações de violência iminente, é crucial acionar o 190 da Polícia Militar. “Nós estamos de portas abertas, essas mulheres podem entrar em contato conosco para tirar dúvidas, agendar um atendimento e para pedir esse apoio”, conta Thalyta.

Já a Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro está localizada no Câmpus Cedeteg, em Guarapuava, e atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e de 13h30 às 17h30.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.