Interdeduf 2024 movimenta comunidade acadêmica de Educação Física da Unicentro

Entre os dias 15 e 19 de julho, o Câmpus Cedeteg da Unicentro recebeu mais uma edição do Interdeduf, evento esportivo organizado pela turma do 3º ano do curso de Educação Física do câmpus, que reúne os estudantes dos quatro períodos do curso. Realizado desde 2010, o evento é uma forma de integrar os acadêmicos do curso e ensiná-los sobre a organização de eventos esportivos.

O professor Fábio Ricardo Hilgenberg Gomes explica sobre a organização do evento. “A organização do Interdeduf faz parte da avaliação da disciplina Organização de Eventos Esportivos, do 3º ano do curso de Educação Física da Unicentro. O evento nasce dentro da disciplina onde os alunos aprendem todo o processo de planejamento, organização e execução de eventos esportivos”, conta o docente coordenador dos jogos.

As modalidades disputadas variam ano a ano. Na edição de 2024, o cronograma esportivo contou com: Basquete, Handebol, Futebol 7, Levantamento de Peso, Queimada, Teqvoly (vôlei de mesa) e Teqball (futebol de mesa). O objetivo é variar as modalidades para incluir o máximo possível dos alunos na competição e para o aprendizado das variadas regras esportivas. “É um momento de integração das turmas e, além da competição, gera aproximação entre os alunos. Também é um laboratório, pois podem ser aplicados os conhecimentos esportivos, de organização, de fisiologia, ou seja, todas as áreas de conhecimento da educação física podem ser integradas no evento”, afirma o professor Fábio.

A participação contempla desde calouros até os alunos que estão prestes a finalizar o curso. O professor Fábio destaca a importância disso. “Para os calouros, é uma forma de recepção, e colocá-los neste ambiente, para mostrar o que eles irão realizar quando chegarem ao 3º ano do curso. Aos que estão no 2º ano, vamos instigando eles a buscar fazer melhor no ano seguinte, quando serão os organizadores. Os alunos do 3º ano mostram com a organização dos jogos todo o aprendizado e, aos finalizantes do curso, uma última oportunidade de participarem dos jogos como acadêmicos”, afirma o coordenador dos jogos.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens