Famoso em Prudentópolis, urubu recebe tratamento no Cetras e retorna à cidade natal

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Unicentro tem mais uma história de sucesso para compartilhar. Uma ave da espécie urubu, conhecida como Xaropinha, famosa na cidade de Prudentópolis por sua familiaridade com humanos, passou por um tratamento intensivo no Cetras e já está pronta para voltar à sua rotina. A soltura foi feita na tarde desta quarta-feira (24).

Resgatada pelo escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Irati, após um chamado da comunidade preocupada com o animal ferido, Xaropinha chegou ao Cetras com uma série de problemas de saúde. Após um período de quarentena, a equipe do Cetras constatou uma fratura antiga e descalcificação do esqueleto do urubu, além de uma grave infecção óssea, chamada osteomielite. “Fizemos um tratamento conservador com aplicação de tala, controle da dor, estabilização da fratura e correção da dieta com suplementos de cálcio”, detalha o coordenador do Cetras, professor Rodrigo Martins de Souza. “O animal respondeu super bem, logo retiramos a tala e o colocamos em um recinto maior para testar seu voo. Percebemos que, mesmo mancando um pouco, ele voava muito bem e estava apto à soltura”.

Xaropinha, diferentemente de sua espécie, mostrou-se dócil desde o início, aceitando facilmente os cuidados humanos. “Os urubus em geral são arredios, eles não aceitam bem o convívio com as pessoas, mas esse animal era diferente. Descobrimos que ele foi cuidado por pessoas desde muito pequeno e isso facilitou muito seu manejo e recuperação”, comenta Rodrigo.

A procura por notícias do estado de saúde de Xaropinha por parte da comunidade despertou o interesse da equipe do Cetras. “Quando as pessoas começaram a perguntar sobre o animal, nós fomos investigar. Ele voa com os outros urubus, tem uma vida normal, mas se aproxima do comércio, se aproxima das pessoas. Ele gosta de aglomeração de pessoas, inclusive as pessoas destacaram muitas vezes que ele gosta de ir na missa, ele vai lá e circula no meio das pessoas”, conta Rodrigo. Em 2021, Xaropinha ganhou notoriedade na internet por frequentar a missa na Paróquia São Josafat, em Prudentópolis, atraindo a atenção de fiéis e curiosos com seu comportamento dócil.

Segundo o coordenador do Cetras, o apreço da comunidade foi um fator importante na decisão sobre seu destino. “A opção do gestor de fauna, em conversa com a equipe do Cetras, foi pela soltura no local original. Se soltássemos aqui em Guarapuava, ele poderia procurar as pessoas novamente e ser ferido. Em Prudentópolis, há uma comunidade que zela pelo bem-estar desse animal”.

Entre os moradores de Prudentópolis que cuidam de Xaropinha está Pedro Anselmo Drugik. “Ela gosta de bastante movimento, acompanha a procissão do pessoal em volta da igreja, na rua, ela vai junto andando. Eu estava com saudade, faz uns dois meses que eu não via ela. Ela todo dia está comigo, vai lá em casa, faz bagunça, faz de tudo lá. Eu estou muito alegre de tê-la de volta”, celebra ao rever a amiga.

Após recebê-la com festa, a comunidade de Prudentópolis está agora encarregada de monitorar Xaropinha pós-soltura, com a orientação de informar o IAT, a Força Verde ou o Cetras caso haja necessidade de auxílio. “Acredito que ele será reintegrado e continuará a vida que tinha anteriormente, convivendo com os urubus e se aproximando das pessoas”, finaliza o professor Rodrigo.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.