Inscrições para o projeto “Cirandas Guarapuavanas: canções para crianças curiosas” estão abertas
O projeto “Cirandas Guarapuavanas”, coordenado pela professora Daiane Solange Stoeberl da Cunha, do Departamento de Arte da Uncientro, está com as inscrições abertas. O projeto, explica a professora, é voltado à composição, seleção, produção e gravação de músicas infantis sobre a cultura da região. “Este projeto surgiu a partir de uma ideia pessoal, mas que envolve alunos, professores e toda a comunidade do curso de Arte. Vimos uma possibilidade de desenvolver o projeto por meio da Lei Paulo Gustavo, que contempla projetos de gravação de coletânea autoral, então temos desde a seletiva das músicas, a inscrição, até a avaliação dessas músicas por jurados, com o objetivo de gravar e colocar nas mídias, nos streamings as músicas de compositores guarapuavanos”, pontua.
O projeto também tem como finalidade a valorização da cultura regional, criando repertório de músicas infantis que tenham potencial pedagógico para cantar, dançar, brincar e aprender. As músicas podem ser instrumentais ou apenas voz, desde que seja enviada a letra cifrada e a gravação, se houver. Já a gravação profissional ficará por conta do próprio projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo. “Com o projeto, será possível levar para as crianças de Guarapuava músicas de qualidade, resgatando a brincadeira, o jogo, a brincadeira de roda, cirandas mesmo, que é um estilo musical próprio brasileiro”, destaca a professora.
A iniciativa também pretende apresentar uma variedade de estilos musicais, que abrangem diferentes arranjos instrumentais, instrumentos convencionais, não convencionais, percussão corporal e música eletrônica, proporcionando uma experiência eclética e inclusiva para o público. Além disso, o material será compartilhado gratuitamente em plataformas digitais.
Pode participar do projeto qualquer pessoa que tenha nascido em Guarapuava ou que vive há mais de um ano na cidade. Serão selecionadas dez músicas para a gravação e o valor máximo para cada compositor é de R$500. “É aberto a toda comunidade guarapuavana – tanto para a produção das músicas quanto depois que as músicas tiverem produzidas e o álbum estiver pronto. Nós vamos devolver à comunidade projetos educativos nas escolas e, aí, entram os acadêmicos de Arte com propostas de artes integradas, como a dança, teatro, artes visuais junto com a comunidade a partir das músicas produzidas”, finaliza a professora Daiane.
O prazo para envio da música é até o dia 15 de agosto e pode ser feito pelo Instagram do Projeto, no link da bio. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de agosto.
Todas as informações sobre o projeto estão disponíveis no Instagram e pelo telefone (42) 98816-7291.
Por Yandry Pereira, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.