Projeto Fisioterapia na Saúde da Mulher é premiado no Simpósio Brasileiro de Curricularização

O projeto de extensão “Fisioterapia na saúde da mulher: ciclos de vida”, do Departamento de Fisioterapia da Unicentro, recebeu destaque no Simpósio Brasileiro de Curricularização da Extensão, realizado em maio deste ano. O evento acadêmico tem por foco a integração das atividades de extensão com o currículo dos cursos de graduação nas universidades brasileiras.

O reconhecimento veio através do trabalho “Projeto de Fisioterapia na Saúde da Mulher como Atividade de Formação na Graduação”, coordenado pela professora Josiane Lopes. “Ser premiado por algo que você acredita e lida diariamente em suas práticas pedagógicas é algo muito gratificante e, especialmente, saber que podemos fazer a diferença na vida do futuro profissional que estamos formando”, celebra a docente.

O projeto, que tem como foco principal a saúde da mulher ao longo de suas diversas fases de vida, tem se mostrado uma iniciativa fundamental na formação dos estudantes de Fisioterapia da Unicentro. “O Projeto Ciclos surgiu do meu desejo em aprofundar a experiência com o atendimento dos alunos que cursavam a disciplina de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia. O projeto tem dois grandes objetivos: atender mulheres, em todas as fases da vida, que apresentem disfunções uroginecológicas e proporcionar a vivência dos atendimentos na área da Fisioterapia Pélvica para os alunos”, conta Josiane.

Os estudantes envolvidos no projeto têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contextos reais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a carreira. “Este trabalho é fruto de muita análise em como um projeto de extensão pode ajudar no processo de formação dos alunos nos aspectos técnicos, científicos e comportamentais onde foram trabalhadas habilidades e competências fundamentais à formação do fisioterapeuta”, afirma a docente.

Para Josiane, a curricularização da extensão universitária é uma ferramenta poderosa e faz toda a diferença no aprendizado acadêmico. “A curricularização da extensão é repleta de desafios e muitas possibilidades que agregam em todas as áreas e ampliam oportunidades aos nossos alunos. Com a curricularização da extensão praticamos o ‘aprender a aprender’ e ‘aprender a ser’ de forma pontual”, disse.

Coordenação do Projeto

O sucesso do projeto é resultado do esforço conjunto da equipe coordenadora, composta pela professora Josiane Lopes, coordenadora geral; professora Giovana Frazon de Andrade, coordenadora pedagógica; e professora Patrícia Pacheco Tyski Suckow, coordenadora administrativa.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.