Novo Doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Na última semana, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) obteve a aprovação do seu 11º programa de doutorado, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGen) já possui uma trajetória consolidada com dez anos de atuação e cerca de cem dissertações de mestrado defendidas. Agora, o programa expande sua oferta para o nível doutoral, proporcionando novas oportunidades para educadores e pesquisadores.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Paulo Roberto da Silva, a aprovação deste novo doutorado representa um marco significativo para a universidade. “Essa conquista é fantástica para Unicentro, porque ela traz muitas possibilidades. O estudante de doutorado passa um período maior dentro da universidade, então isso possibilita que essas pessoas saiam melhor qualificadas” afirmou o pró-reitor.

Paulo Roberto também destacou o reflexo deste curso na qualificação dos profissionais e no desenvolvimento regional. “Um doutorado na área de ensino é muito importante para a área de abrangência da região. Esse doutorado é voltado, principalmente, para aqueles professores que já atuam no ensino fundamental e médio, então você vai ter uma melhor capacitação desses professores, possibilitando uma formação mais completa para os alunos. Isso vai corroborar com a formação de profissionais lá na frente, mais capacitados e mais comprometidos com o desenvolvimento da região”, disse.

Coordenador do programa, o professor Márcio Martins explicou que a proposta foi elaborada com base nas necessidades atuais do ensino de Ciências Naturais e Matemática. “Este ano o PPGen completa 10 anos e, neste aniversário, recebemos a grata notícia de que o doutorado foi aprovado. A elaboração da proposta do doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática foi um processo colaborativo. Todos os docentes do programa se envolveram ativamente, garantindo que a proposta refletisse as necessidades e expectativas tanto do corpo docente quanto dos futuros doutorandos”, conta Márcio.

O programa abrange diversas linhas de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, a integração de tecnologias digitais no ensino de Ciências, e a formação continuada de professores. Segundo Márcio, o novo curso de doutorado tem como missão formar educadores e pesquisadores capacitados para desenvolver atividades de ensino e pesquisa de alto nível. Com linhas de pesquisa voltadas para o ensino e aprendizagem em ciências naturais e matemática, o programa busca qualificar profissionais para atuar em diversos contextos educacionais, desde a educação básica até o ensino superior, incluindo espaços não formais. “Nesta proposta, enfatiza-se a formação do professor-pesquisador, ou seja, daquele que identifica problemas em sua prática, conduz pesquisas e propõe soluções embasadas em uma sólida referência teórica e metodológica”.

Para Márcio, a aprovação e implementação do novo curso representam um importante avanço para a região, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional, econômico e tecnológico. “É importante destacar que a concepção do curso está em consonância com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da universidade, sobretudo pela importância da formação de professores altamente qualificados na sua região de abrangência, assim como no Estado do Paraná. Com a efetivação da proposta, considera-se como contribuição o importante impulso para o desenvolvimento educacional, econômico, tecnológico e de inovação em uma área de vital importância. Nesse contexto, constituem a pauta de discussão do programa: a redução das assimetrias dentro do Estado, o enfrentamento das desigualdades sociais que impactam a Educação, e o papel crucial da pós-graduação, com destaque para seu compromisso social, notadamente através do processo de interiorização”.

A previsão é que a primeira turma de doutorado comece em março de 2025, com a oferta inicial de dez vagas anuais. Os critérios de seleção incluirão análise de currículo e projeto de tese, conforme edital a ser publicado.

Por Giovani Ciquelero

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.